De maneira geral, contratos são cheios de minúcias. Gustavo Mello, professor da Escola Nacional de Seguros e colunista do CQCS esteve no 3º Conseg falando sobre contratos. Ele destacou que os contratos de seguros de ramos elementares têm diferenças importantes, portanto contrato de seguro não é tudo igual, como muitos podem pensar.
Ele defende que o Corretor de Seguros deve ler todos os contratos e saber a diferença entre eles, pois mesmo sendo do mesmo segmento eles apresentam diferenças importantes. Não tem caminho fácil. “O corretor tem que ler o contrato inteiro. Da seguradora que ele trabalha e das concorrentes, justamente para quando o cliente pedir desconto ele ter embasamento para dizer não, pois ele entender e sabe o que está apresentando para o cliente”, diz ele.
Mello diz que esse cuidado do corretor pode evitar surpresas no sinistro. Se o corretor estiver preparado pode evitar processos judiciais no futuro. “Seguro é um contrato, não é preço, e os contratos são diferentes entre si; o mais parecido é o automóvel e ainda assim tem suas diferenças”, diz ele.