Impulsionar boas práticas no varejo e esclarecer
o consumidor. Esses são alguns dos objetivos da campanha do seguro
garantia estendida, lançada nesta terça-feira (05/08) em Belo
Horizonte (MG) pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Voltada para as classes C, D e E, a iniciativa visa,
principalmente, ampliar as informações em relação ao funcionamento
do seguro tendo como base o conhecimento de todos os tipos de
garantia do produto – legal, contratual e o seguro garantia
estendida.
A
campanha terá ações em rádio, televisão, busdoor, mídia impressa,
além da criação de um hotsite específico com as informações sobre o
produto. O canal, que terá função interativa para sanar as dúvidas
dos consumidores, também disponibilizará informações sobre as
perguntas e respostas mais frequentes, a nova legislação sobre o
produto, questões contratuais e a lista das seguradoras que
comercializam o seguro.
Segundo o presidente da CNseg, Marco Antonio
Rossi, o lançamento da campanha é mais um forte indicador de que o
mercado está empenhado em incentivar boas práticas no momento da
contratação do seguro garantia estendida. “O interesse das
seguradoras e dos varejistas é que a contratação desse seguro seja
feita de forma consciente. A campanha auxiliará o consumidor a
certificar-se de que todos os seus direitos em relação ao produto
estão sendo cumpridos, além de incentivar maior conhecimento em
relação ao produto, normas e funcionamento”, explica, ressaltando
que a campanha surgiu a partir da resolução nº 297 do Conselho
Nacional de Seguros Privados (CNSP), que entrou em vigor em junho
deste ano. A nova regra estipula que as redes varejistas passam a
ser enquadradas como representantes de seguros (pessoa jurídica que
assume a obrigação de promover a venda de seguros) e que o seguro
garantia estendida só poderá ser contratado por meio da apólice
individual ou do bilhete de seguro – ficando vedada a contratação
por meio de apólice coletiva. Além disso, proíbe condicionar a
venda ou o desconto de bens à contratação de planos de seguros e
permite a desistência da contratação em até sete dias
corridos.
Hoje,
são 98 milhões de certificados ativos do seguro garantia estendida
no Brasil e 13 mil pontos de venda. Os números mostram que a
contratação do produto vem crescendo para celulares, móveis,
produtos de linha branca, linha marrom, informática,
eletroportáteis, micro-ondas, entre outros. A expectativa para 2014
é que a quantidade de certificados vendidos (unidades) some 46
milhões, dois milhões a mais do que no ano passado (44
milhões).
O
volume em prêmios do seguro garantia estendida no Brasil somou R$
1,3 bilhão entre janeiro e maio deste ano, 13% a mais do que o R$
1,2 bilhão registrado em 2013. Atualmente, a porcentagem de
penetração do seguro está mais concentrada na região Sudeste (57%),
seguida pela região Norte (22%), Sul (10%), Nordeste (6%) e Centro
Oeste (5%). As estimativas da CNseg mostram também que o número de
consumidores que compram seguro garantia estendida poderá alcançar
32,8 milhões este ano. Em 2013, o número foi de 31,4 milhões
consumidores.
Sobre
a campanha|
Lançada inicialmente em Belo Horizonte, a
campanha tem como intuito chamar a atenção da sociedade em relação
ao funcionamento do Seguro Garantia Estendida. É importante
elucidar o que é o produto, qual a sua finalidade, sua importância
e como ele deve ser usado. Trata-se de uma campanha de
esclarecimento, e não de venda, que endossa a necessidade da
informação como instrumento fundamental para o consumo consciente.
Além disso, a iniciativa da CNseg e da FenSeg é parte de um
conjunto de ações contínuas que vêm sendo desenvolvidas em parceria
com as seguradoras. Entre elas, treinamentos com os vendedores das
redes varejistas e produção de cartilhas e guias de boas
práticas.
Sobre
o seguro garantia estendida|
É o
seguro utilizado para ampliar o prazo da garantia legal e
contratual de produtos como eletrodomésticos, eletroportáteis,
eletrônicos e celulares.
Sobre
a CNseg|
A
Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência
Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) elevou em
2008 ao status de Confederação a Fenaseg (Federação Nacional das
Empresas de Seguros Privados e de Capitalização. A CNseg conta em
sua formação com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), a
Federação Nacional de Previdência Privada (FenaPrevi), a Federação
Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), e a Federação Nacional
de Capitalização (FenaCap). A entidade representa o mercado perante
o Governo Federal, a sociedade em geral e as entidades nacionais e
internacionais.