Material produzido pela ANS busca
levar as informações de forma simples, sem termos técnicos
A Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) lançou nesta
quarta-feira (15), em sua página na
internet , uma cartilha que reúne as principais
informações para os consumidores que querem contratar um plano de
saúde ou que já tenham plano mas desejam
esclarecimentos.
O gerente-geral de Regulação
da Estrutura de Produtos da ANS, Rafael Vinhas, informou que a
cartilha consolida todas as informações que já estão no portal
corporativo da ANS, trazendo-as para uma linguagem mais simples,
com formas de acesso para o consumidor que queira se aprofundar no
assunto. “A ideia é colocar os principais direitos e os principais
pontos de atenção que ele (consumidor) tem que ter na hora de
contratar um plano de saúde ou trocar de plano de saúde”, diz o
gerente-geral.
Segundo Vinhas, a
cartilha tem a missão “fundamental” de tentar traduzir a linguagem
técnica a que o consumidor não tem acesso diário, uma vez que ele
desconhece as normas e a legislação com que a ANS e as operadoras
trabalham, com o objetivo de facilitar sua tomada de decisão: “Dar
uma informação mais qualificada, clara e transparente para
ele”.
Rafael Vinhas externou
a convicção de que, ao reunir todas as informações sobre pontos aos
quais o consumidor deve estar atento quando quiser contratar um
plano de saúde, ele chegará na empresa ou no seu representante com
mais informações, até para exigir um plano com as características e
cobertura que ele almeja.
A ANS recebe todo tipo
de reclamação de consumidores. Atualmente, o maior número delas
envolve negativa de cobertura e prazos de atendimento. O
gerente-geral de Regulação da Estrutura de Produtos lembra que, a
cada três meses, a agência faz o monitoramento da garantia de
atendimento, em que as operadoras que concentram maior número de
reclamações podem vir a ter produtos suspensos, sujeitando-se ainda
a ter o acompanhamento de um representante da ANS na empresa:
“Qualquer que seja o tipo de reclamação, o consumidor pode procurar
a agência que ele vai ter um cuidado no atendimento por parte do
órgão para tentar resolver a demanda dele”.
As reclamações podem
ser feitas no portal da ANS, no atendimento telefônico gratuito
0800 701 9656, e nos núcleos da agência em 12 cidades localizadas
nas cinco regiões do Brasil.