Associação
dos Consumidores e a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos
Deputados cobram a volta da divulgação do índice
Desde fevereiro deste ano a Agência
Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a divulgação regular
da lista de reclamações feitas por consumidores contra empresas
operadoras de planos de saúde. A suspensão gerou novas reclamações
de consumidores, diante da dificuldade em obter informações sobre
quais planos mais motivam insatisfação nos usuários.
A Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados,
aprovou requerimento para realização de audiência pública com o
objetivo de discutir e cobrar providências quanto ao
problema.
"Essa decisão da ANS, suspendendo
informação ao consumidor, é vista com bastante estranheza, uma vez
que, nenhuma justificativa razoável foi dada para essa atitude. A
Agência precisa voltar a divulgar oficialmente a lista para que o
consumidor possa definir bem sua escolha, quando decidir fazer um
plano de saúde”, aponta o deputado Chico Lopes, vice-presidente da
Comissão de Defesa do Consumidor.
A Associação dos Consumidores
(Proteste) também solicitou explicações à ANS sobre os motivos da
suspensão de divulgação destes dados. A entidade pede que a agência
continue disponibilizando as informações até que a nova metodologia
do cálculo seja divulgada.
O índice das reclamações é
calculado a partir do total de queixas que a Agência recebe dos
consumidores de planos de saúde. A suspensão do índice quebra um
histórico de 13 anos.
A ANS informou por meio de nota que está disponível para consulta
no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a relação
de demandas de consumidores contra as operadoras de planos de saúde
recebidas pelos canais de relacionamento da Agência. Os dados
referem-se ao período de dezembro de 2014 a maio de 2015 e serão
atualizados mensalmente.
De acordo com a agência a partir de
agora as demandas ficarão totalmente identificadas por operadoras
"aumentando a informação para o consumidor".
Sobre a necessidade de revisão da
metodologia do índice a ANS informou que "com a implementação de
novas formas de monitoramento do setor e da ferramenta de mediação
de conflitos, o Índice de Reclamações, como estava sendo
calculado, não estava refletindo o real comportamento do
setor. Por isso a ANS verificou a necessidade de aprimoramento
desse indicador".
Além disso, a ANS informa que
disponibiliza outras importantes ferramentas para ajudar o
consumidor na hora de escolher um plano de saúde no
portal.
Serviço
Dúvidas ou reclamações
DISQUE ANS - 0800 701 9656 de segunda a sexta-feira, das 8 às
20h
Portal da ANS www.ans.gov.br