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Fraude nos planos de saúde...

Todos os meses, acompanhamos notícias novas sobre pessoas de má-fé - incluindo diversos colaboradores de varios setores - que se utilizam do sistema - para realizarem fraudes nos planos de saúde e assim lucrarem em cima das falhas das operadoras, gerando prejuízos enormes tanto para elas quanto para os corretores, que nesse caso ficam com dificuldades em vender os produtos afetados pelo estelionato.


 

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Veja abaixo os comentários de outros usuários sobre o tema.

"Bom dia! Estou no segmento a 01 ano e 10 como vendedor e consultor em planos de saúde. Acredito que a tecnologia, informatização na mão do corretor é uma maneira de diminuir a fraude. "

Marcelo Rodrigues, às 11/10/2017 10:10


"Os planos de saúde podem passar a liberar os procedimentos através da impressão digital cada vez que o associado utilizar o plano. Também é preciso identificação da pessoa que estiver acompanhando o cliente. Outra forma de se combater as fraudes é a conscientização dos médicos e funcionários dos serviços credenciados sabendo que irão perder o credenciamento e até mesmo o CRM se for detectada a fraude com colaboração dos mesmos. É possível o uso de câmeras de vídeo e monitoramento dos sinais de celulares pra checar se era mesmo o cliente que estava mesmo no local no dia e hora do procedimento."

Dilma Teixeira - Corretora de Saúde, às 11/10/2017 10:10


"que nao deixa-se pessoas sem que enganam os clientes pegarem contratos para enganar mais gente"

Saulo Basilio de Oliveira, às 10/10/2017 15:10


"Trabalhando com profissionais que tenham seu registro regularizado junto a SUSEP. Qualificar o profissional de vendas e responsabiliza-lo por seus atos quando necessário. "

DSV Consultoria e Intermediação S/C Ltda, às 09/10/2017 20:10


" A fraude começa na má fé dos que não entendem os princípios básicos de proteção e perenidade nas relações do corretor, operadoras de saúde suplementar e os segurados e beneficiários. A venda nem sempre se dá pela educação e importância dessas relações. Na grande maioria das vezes, os corretores e seus representantes diretos, são treinados apenas para vender o produto, e é claro que nem todos estão preparados para interagir de forma educacional, e mais uma vez em sua grande maioria, preferem sugerir há seus futuros clientes que para tudo existem um jeitinho, por medo de perderem a venda, e acabam perdendo muito mais que isso, quando são questionados pela falta de interação mais profícua de esclarecimentos. Em uma pesquisa realizada por órgãos que atuam na defesa do consumidor, a maioria dos clientes que procuram vendedores de planos de saúde, ouvem desses que são corretores de seguros e que podem auxilia-los na utilização perene do produto, o que não acontece, e fica evidenciado o interesse pela comissão e não pela completeza do atendimento. Existe ainda uma forma que também é repassada os médicos na mesma proporção, e indubitavelmente se prolifera em todo o segmento e nos agentes que atuam, inclusive com comissionamentos dos fabricantes de órteses e próteses, e que nem sempre são a solução mais eficaz, quando o segurados e beneficiários são instruídos há orientar esses agentes a mentir para o convênio, informando principalmente que o seu problema, que o acompanha há anos, surgiu a uma data posteriori a contratação do plano. Muitas cirurgias e tratamentos são indicadas naquele momento, mas que em 89% dos casos não são necessárias, e fora que materiais importados de um País que aprendeu a copiar tudo, causam rejeições e obrigam a uma nova forma de intervenção cirúrgica, para retirar e colocar um novo e bem mais caro, talvez o sugerido anteriormente, e ainda uma nova tendência mundial, materiais que são, literalmente, confeccionados e impressoras em 3d, impressoras essa de última geração e são introduzidos no corpo humano, e que também provocam rejeição. Isso é importante para uma compreensão maior do sistema: O dinheiro arrecadado é do mutuo - onde todos pagam para somar reservas, para que possam se beneficiar - e não para que um único indivíduo se beneficie com coberturas que não são reconhecidas, sendo assim não trazem segurança, ou por tratamentos que não constam no rol de procedimentos da ANS, sim, temos uma agência reguladora em nosso mercado, que norteia e referência a atuação das operadoras, mas não da cadeia como um todo, para isso deveríamos exigir a mudança da lei. Os vendedores que não são corretores de seguros, e deveriam o ser, principalmente sindicalizados ao sindicato dos corretores de seguros do seu estado, e de grande importância a nossa federação, perdem a oportunidade de atuarem mais e melhor. E porquê dessa importância sine qua non? Por que a educação perene está diretamente ligada as relações sindicais, também e não menos importante as associações, entidades de classe, academias, conselhos e uniões de corretores, câmaras e demais entidades que discutem a importância do seguro como meio de proteção, e provocam debates, seminários, colóquios, cafés com seguros e demais atuação de players do mercado, foca na importância da venda consciente, na perenidade da relação, no envolvimento direto com a necessidade e principalmente com a verdade. Sim, é sabido e conhecido por todos que essas relações têm riscos, mas eles são administrados por todo o setor, o risco de má compreensão na venda, pode ser sanado com a importância de um foco maior no consumidor, que evidentemente não é obrigado a saber de tudo, mas devem ser ensinados a questionar, o corretor, as centrais de relacionamentos das operadoras e toda a cadeia, assim evitam a judicialização, o grande fenômeno brasileiro para resolução de conflitos, mas que possui um viés desastroso para muitos segurados que não entendem seus direitos e principalmente seus deveres, é a judicialização da seguradora, que buscará os direitos e montantes gastos do mutuo, para repor suas reservas, e que sempre aconteceu quando é obrigado a ressarcir despesas que não são reconhecidas pelo rol da agência reguladora. Como evitar tudo isso, é simples, com uma educação perene dos corretores e seus representantes comerciais, focos nas mensagens publicitárias, e principalmente na conscientização de que o plano de saúde é suplementar, sendo assim, todos temos responsabilidades e devemos ser conscientes, principalmente nas atuações e recomendações de boa alimentação e exercícios físicos. A estrada e longa e desafiadora, mas todos devemos entender a missão educacional."

Josafá Ferreira Primo, às 09/10/2017 18:10


"Uma forma pode ser, a utilização da tecnologia, preenchendo uma proposta por um aplicativo ou outra forma e colhendo a assinatura digital do propenso cliente/segurado. Assim se informar dados errôneos, ele assume toda responsabilidade! "

ALEX FABIANO SOARES, às 09/10/2017 16:10


"Selecionando profissionais responsáveis , por suas assinaturas, seus nomes, que amem o que fazem e tenham o compromisso interior de fazer vendas que beneficie ambas as partes, cliente e empresa."

Luciene Serafim, às 09/10/2017 11:10


"credenciar os corretores"

Maria Aparecida Ferreira da Silva, às 08/10/2017 13:10

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