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Instituto reduz tempo de quimioterapia em mais de 60%

Fonte: Saúde Web Data: 23 agosto 2012 Nenhum comentário

Por meio do Lean Healthcare 60% dos pacientes são atendidos em até 30 dias e destes 60%, 40% em até 15 dias

Na maioria dos tratamentos de câncer, o tempo de espera entre a triagem e a autorização para seu início ultrapassa 30 dias. Após este tempo, o paciente, em geral, ainda tem que esperar uma vaga para a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, que chega a ultrapassar três meses.

No Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC), este processo demorava entre 40 a 80 dias. Entretanto, com a implementação do projeto de lean healthcare, o instituto reduziu este tempo para entre sete e 30 dias, sendo que 60% dos pacientes são atendidos em até 30 dias e destes 60%, 40% em até 15 dias.
De acordo com a entidade estão sendo economizados cerca de R$ 400 mil por mês, não havendo necessidade de novas contratações ou compra de leitos.


O ICAVC, primeira instituição brasileira destinada ao estudo e tratamento do câncer, atende mensalmente cerca de 12.400 pacientes dos Sistemas Único e Privado de Saúde. Do total de pacientes atendidos pelo SUS, o hospital é responsável por 24% das quimioterapias da cidade de São Paulo e 8% de todo o Estado. O Instituto atende, também, 11% das aplicações de radioterapia e responde por 2% das internações no Estado de São Paulo.


Implantação


O projeto de lean healthcare, realizado pela Hominiss Consulting, empresa especializada em desenvolvimento e implementação de Sistemas de Produção Enxuta, teve duração de oito meses e se encerrou em outubro de 2011.


Esta primeira fase consistiu na gestão de processos de melhoria na área de quimioterapia da unidade. Em julho deste ano, o ICAVC deu início a segunda fase do projeto, que tem como objetivo expandir o trabalho para as demais áreas,


Para o Diretor Administrativo do ICAVC, Pascoal Marracini, o principal ganho do instituto foi na redução do tempo de espera do paciente para o início do tratamento. “Nossa maior preocupação era atender os pacientes assim que diagnosticados, já que um tratamento tardio pode reduzir drasticamente as chances de combate à doença. Este ganho em agilidade no atendimento, o que culmina em qualidade de vida, é imensurável. A economia financeira também foi muito importante para o hospital, já que acaba cobrindo nosso déficit mensal”, afirma.


Para Marracini, os resultados imediatos foram possíveis com a colaboração e o envolvimento de todos os funcionários. “No começo houve um pouco de resistência, o que é normal quando as pessoas têm que sair da sua zona de conforto. Mas, logo nas primeiras semanas essa barreira foi quebrada e muitas solicitações foram feitas pelos próprios funcionários. Desde o começo mostramos que as mudanças não iriam gerar mais trabalho, mas sim, um melhor aproveitamento das horas trabalhadas”, diz.


Processos


De acordo com a instituição o sucesso do projeto deveu-se à observação do fluxo de pacientes como um todo, desde a triagem, passando por consulta médica, exames, autorização do SUS até o inicio do tratamento de quimioterapia. Para aplicar o conceito Lean, inicialmente foi feito um mapeamento geral das necessidades do hospital, onde foi possível identificar os principais pontos que necessitavam de melhorias.
A entidade ressalta, em nota, que todos os ganhos obtidos ocorreram sem nenhum tipo de investimento, apenas organizando o fluxo do paciente quimioterápico, padronizando algumas operações de enfermagem e otimizando a programação de chegada dos pacientes.


Em ambientes hospitalares, existem diversos tipos de desperdícios, tais como: pacientes aguardando atendimento/diagnósticos; excesso de medicamentos na farmácia; radiografias com baixa qualidade de imagem, transporte excessivo de pacientes dentro do hospital, e outros.


De acordo com o ICAVC, um dos setores que mais sofria com o desperdício de tempo era a área responsável pelo agendamento dos pacientes. Sem horário marcado, os pacientes eram atendidos por ordem de chegada, o que ocasionava fila e um volume maior de pacientes nos primeiros horários da manhã. Hoje, eles são atendidos com hora previamente agendada, equilibrando o fluxo de pacientes durante todo o dia.


Além disso, o Instituto reduziu em 60% o tempo de espera dos pacientes no dia da sessão de quimioterapia. Antes da aplicação do lean healthcare, o tempo que o paciente ficava esperando para receber a medicação podia chegar a cinco horas. Atualmente, a espera é de, no máximo, duas horas.


Outro desperdício de tempo e movimentação diagnosticado foi em relação à entrega dos resultados dos exames. Antes do projeto, os resultados eram entregues para o paciente apenas quando todos os exames estivessem prontos, aumentando o tempo de espera para início do tratamento. “Em uma amostra de sangue é possível realizar diferentes exames. Antes o paciente precisava aguardar todos os resultados para iniciar o tratamento, hoje, o laboratório envia o resultado de cada análise e o paciente já pode ser atendido, pois alguns exames não são fundamentais para determinar o início do tratamento. Além disso, agora os resultados são enviados via e-mail, e não mais por uso de serviço de motoboy”, afirma Ronaldo Mardegan, Sócio Diretor da Hominiss Consulting e especialista em lean healthcare.


Para Marracini, os projetos de Produção Enxuta terão grande avanço na área da saúde. “Muitas empresas ainda se assustam com o lean manufacturing, uma vez que ele nasceu das necessidades do setor automotivo. Mas, essa prática pode ser muito bem utilizada pelo setor da saúde, já que os processos são similares e os resultados são obtidos imediatamente e sem grandes investimentos”, afirma.

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