Os consumidores brasileiros já contam
com um serviço de atendimento gratuito para tirarem dúvidas sobre
os planos de saúde. A iniciativa é da Associação de Consumidores
(Proteste) em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM),
e atenderá reclamações de todo o Brasil pelo 0800 200
4200.
- O serviço já está funcionando.
Vamos receber informações sobre irregularidades e orientar os
consumidores. É muito importante sabermos o que está acontecendo no
mercado para termos uma estratégia para o setor - afirma Maria Inês
Dolci, presidente da Proteste.
A orientação funciona das 8h às 18h,
de segunda a sexta-feira. Em caso de necessidade de retorno, a
resposta será dada por e-mail, no prazo de até 72 horas. O serviço
foi criado em resposta aos principais problemas detectados pela
pesquisa Datafolha, encomendada pela APM, sobre o atendimento dos
planos de saúde aos pacientes, no Estado de São Paulo.
As queixas mais recorrentes na
pesquisa foram dificuldades para a marcação de consultas e
realização de exames e procedimentos de maior custo, falhas
importantes no atendimento em pronto-socorro, as consequências do
descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios, entre
outros pontos.