Plano que trata pet como
gente
Fernando Leibel, fundador e
presidente da empresa Health for Pet, que oferece plano de saúde
para cães e gatos, fala com exclusividade ao Portal
Multicálculo sobre esse novo e promissor mercado.
A Health for Pet é uma
empresa nova, que em pouco tempo tem ganhado bastante
mercado?
Sim, lançamos a empresa no mercado
em 17 de julho de 2014, com a sede em Alphaville. Basicamente seis
meses depois estamos atravessando a barreira dos mil clientes.
Quais os diferenciais
oferecidos para crescer tão rapidamente?
Nós não criamos o plano de saúde
pet, já existiram algumas tentativas e ainda existem algumas
empresas. Mas tem os planos que tratam o pet como um objeto de
baixo valor, com limitadas coberturas; tem os que tratam como um
objetivo de alto valor, com limites maiores; e nós, que somos o
primeiro plano de saúde que trata o pet como gente. Essa é a nossa
diferença. E oferecemos diferenciais até mesmo em relação aos
planos de saúde humanos. Por exemplo: temos veterinário de plantão
24 horas, para o qual o cliente pode ligar às 3 horas da manhã se
tiver um problema. Também trabalhamos com prontuário eletrônico,
com todo o histórico do paciente. E temos cerca de 100 veterinários
que atendem a domicílio, o cliente não precisa levar seu pet à
clínica. Nenhum plano de saúde dá tudo isso.
E para 2015, há
novidades?
Estamos finalizando e lançaremos em
breve um sistema com orientações ao cliente sobre como cuidar de
seu animal em cada fase, de acordo com a raça. O sistema
apresentará todas as raças e os exames de cada idade, avisando e
orientando o tutor sobre como fazer. Isso é bem inovador, ninguém
faz isso nem na medicina humana. Vamos vir com bastante novidade,
estamos bem agressivos para ganhar mercado.
Vocês também utilizam a
página no Facebook para tirar dúvidas dos clientes?
Sim, nossa página
www.facebook.com/health4pet é muito ativa. Lançamos recentemente o
serviço Doutora Pet, que tem como slogan: “a primeira doutora a
tirar dúvidas sobre seu pet em tempo real”. Funciona o dia todo.
Para os clientes, o atendimento é imediato, pelo chat. Também
oferecemos o serviço para a comunidade, e não clientes podem enviar
suas perguntas, mas são respondidas em 24 horas por email.
Obviamente, ninguém dá consulta pela internet, somente alguns
conselhos. Já fomos consultados até por pessoas de Angola.
Na área social também começamos a
fazer acordo com uma entidade, uma das maiores ONGs, mas não posso
falar ainda pois não está fechado.
Qual o canal de
distribuição do produto?
Nós utilizamos todo o canal
corretor, temos parceria com 30 plataformas. Não temos força de
vendas própria, somente vendemos por corretor. Nossos parceiros
realizam pesquisa de qualidade com o cliente: a cada nova aquisição
de plano mandamos email de boas-vindas, explicamos todo o processo
e depois fazemos a pesquisa. O cliente dá nota de 0 a 5, nossa
média agora é de 4,94. Também fazemos pesquisas com corretores e
veterinários e em todas a média está acima de 4,5. Já tivemos
depoimento de cliente dizendo que queria contratar o Health for Pet
para ele, porque seu cachorro era melhor tratado do que ele em seu
plano de saúde.
Qual o preço dos
planos?
Gato e cachorro é o mesmo preço.
Temos diversos tipos de planos, que variam em coberturas de exames
e limites de consultas. O Pet Light, que é o mais barato, custa R$
39 por mês. Temos um plano médio, que atende muito bem e que custa
R$ 100, e o top que custa R$ 180.
Recentemente tivemos o caso de uma
cachorrinha que teve uma fratura, colocamos pino, o custo que o
cliente teria que arcar se não tivesse plano pet seria de R$ 1.800.
Hoje ligaram que ela caiu da escada, destruiu o que havia sido
feito e vai ter que colocar de novo. Só nisso gastaria quase R$ 5
mil, e o dono do animal não vai deixar de tratar. Hoje em dia a
medicina veterinária está evoluindo muito, tem especialistas em
todas as áreas, próteses, tem tudo.
O que foi o que me motivou a abrir
a empresa foi que tenho uma cachorrinha com a qual gastei R$ 10 mil
com quimioterapia, duas cirurgias e UTI. Eu tive dinheiro para
pagar, mas poderia não ter. No entanto, R$ 100 reais todo mundo tem
para pagar.
Quais são as perspectivas
de crescimento da empresa?
Estamos fazendo um bom trabalho e
sendo reconhecidos, é uma empresa que não tem nenhuma reclamação,
realmente quem comprar é para ser feliz, o que entregamos é produto
de altíssima qualidade.
Sou médico de UTI, mas trabalhei
quase 20 anos na administração de planos de saúde. Hoje estamos com
cerca de 30 colaboradores, a cada quatro meses realizamos o evento
interno Health for Future, para discutir as estratégias da empresa,
incluindo crescimento. Acabamos de expandir para a Baixada Santista
e estamos nos preparando para o Rio de Janeiro. Nossa meta é chegar
a 100 mil vidas em cinco anos.