Na hora de escolher um seguro para celular, é bom ter critério para comparar as opções disponíveis. Marcello Ursini, presidente da corretora Bem Mais Seguro, mostra a que aspectos o consumidor deve estar atento.
1. Cobertura
As coberturas básicas são contra roubo e furto qualificado, mas há também planos que cobrem quebra acidental e queda de líquido. Para os mais desastrados, que têm histórico de deixar o celular cair no chão ou no vaso sanitário, e para aqueles que não dispensam ouvir música no chuveiro, essas coberturas fazem diferença. O reembolso de ligações não autorizadas é outro diferencial, que evita o prejuízo de ter que pagar a conta de chamadas feitas pelos assaltantes.
2. Taxa de franquia
Saber qual a taxa de franquia cobrada em caso de sinistro, quando é necessário acionar o seguro, também é fundamental. Em geral, a taxa média paga pelo usuário é de 25% sobre o valor do aparelho, que pode ser calculado de duas formas: a partir do que consta na nota fiscal ou com base no preço de mercado do smartphone.
3. Preço
Os preços de seguro variam muito no mercado, por isso contratar a proteção no ato da compra pode não ser a melhor alternativa. “Na pressa de sair da loja com tudo resolvido, muita gente contrata no impulso. Pesquisar antes ajuda o usuário a encontrar não só o melhor preço, mas o melhor seguro”, recomenda Ursini.
4. Forma de contratação
Fazer a contratação sem sair de casa é outra vantagem. Hoje, apenas com os dados pessoais do cliente e, em alguns casos, o upload da nota fiscal, é possível contratar pela internet. A nota também é importante quando ocorrer um sinistro, momento em que podem ser exigidos outros documentos, como o B.O para casos de roubo e furto qualificado. Verifique também quais são os canais de atendimento da empresa, pois serão úteis quando você precisar de ajuda. “Quem tem o celular roubado ou danificado quer soluções rápidas e simples. Pensando nisso, nossos processos são feitos online e sem complicação”, conclui Ursini.