No Brasil, as pequenas e médias
empresas representam um universo de 9,4 milhões de empreendimentos,
devendo chegar a 11,6 milhões no ano de 2017, conforme previsões do
Sebrae. Todo esse potencial já é visto pelos corretores de seguros
como uma grande oportunidade para ampliar as suas carteiras em
segmentos como Saúde, Odontológico e Vida.
Tanto que, segundo Matias Ávila,
vice-presidente comercial da SulAmérica Seguros, “65% do PME Saúde
da companhia é vendido pelo corretor varejista de Automóvel”,
ilustra, acrescentando que este resultado é fruto de um intenso
trabalho de treinamento junto aos corretores. “Somente no ano
passado, treinamos 25.597 pessoas, deste total, mais de 13 mil eram
corretores. Neste ano, esse número deve chegar a mais de 28.000
(total)”, revela.
Maurício Lopes, vice-presidente de
Saúde e Odonto da SulAmérica, conta que a operação com produtos
para as PMEs começou há cerca de sete anos. “Começamos de forma
tímida e estamos crescendo a uma média de 28% ao ano. Isso se deve
à profissionalização do mercado, formalização, e geração de
empregos”, cita.
Segundo ele, a operação começou com
o Saúde. “A carteira ganhou robustez e aceitação. Depois colocamos
o Odonto e, com um forte trabalho da área comercial, colocamos o
corretor de Automóvel para trabalhar estas carteiras, o que deu
certo, e de nossa parte, toda a estrutura de pós-venda para o
corretor”. Ele também citou o cross-selling como uma ferramenta que
tem trazido ótimos resultados. “Antes, 20% do PME Saúde era
vinculado com Odonto, percentual hoje que está na casa de 30%”,
afirmou.
Sobre o VGBL Saúde, Lopes disse que
atualmente a média de permanência dos clientes na ‘casa’ é de cinco
anos, sendo a retenção de clientes de Saúde superior a 90%. “Se
conseguirmos colocar o VGBL com esta permanência, ele estará muito
bem atendido. A expectativa é que este produto estimule também as
pequenas e médias empresas”, finalizou.