Crescer em um cenário cada dia mais competitivo.
É esse o desafio diário de um Corretor de Seguros, que busca
aumentar suas vendas a todo o custo. Mas como isso pode acontecer
de forma saudável e legítima?
O
diretor da Treinaseg Consultoria e Treinamento em Seguros , André
Santos, explica que o fundamental é saber administrar e gerir a
corretora. “Isso quer dizer que se faz necessário um planejamento
estratégico envolvendo um estudo de qual é o público alvo, quais os
ramos que serão trabalhados, controlar e colocar metas de renovação
da carteira, considerando qual o faturamento que se deseja
alcançar, quem serão os parceiros seguradores e qual será a
estrutura em termos de recursos humanos para a realização dos
objetivos almejados.”
A
partir da estratégia é traçado um plano de ação para atrair novos
clientes. “O ideal é utilizar a estratégia de multicanal, ou seja,
usar o telefone para agendar visitas em novos clientes, visitar os
segurados atuais para manter o relacionamento e vender outros
Seguros; enviar e-mail marketing, estar presente nas redes sociais
, entre outras ações”, esclarece Santos.
Mas é
claro que traçar estratégia e colocá-la em prática não garante 100%
a venda de um Seguro. “Para convencer o cliente a comprar com o
corretor e não com seu concorrente é preciso prestar atenção no
atendimento. Mostrar ao cliente o que ele deve comprar com base em
suas necessidades.”
Além
disso, é preciso que o Corretor tenha diferenciais para concorrer
com outros profissionais na mesma região. “Isso também deverá estar
alinhado com seu Planejamento Estratégico. Seremos uma corretora
especialista em determinado ramo e esse será nosso diferencial?
Nosso diferencial estará focado em preço baixo, o que não é muito
recomendável, em agilidade ou em prestação de serviço diferenciada?
“
Cliente conquistado. Agora é a hora de o corretor
mostrar suas habilidades para manter sua produção alta. “Ele deve
pensar e trabalhar sempre nos quatro únicos pontos que existem para
aumentar o faturamento da corretora, que são: vender mais para
novos clientes, para os atuais segurados e/ou aumentar o prêmio do
Seguro que já existe, melhorar os índices de renovação e eleger os
parceiros seguradores.”
E
para ter sucesso, Santos dá algumas dicas. “Pense no seu negócio,
como negócio! Como aumentar o faturamento e reduzir as despesas
conseguindo maiores lucros? Isso demanda a profissionalização dos
processos e das pessoas. Capacite-se e treine cada vez mais a sua
equipe”, finaliza.