O que os clientes querem? Quais são
suas demandas? Os executivos mais experientes estão fazendo estas
perguntas com mais frequência do que nunca, e com razão.
Seguradoras líderes entendem que o importante no negócio é a
experiência do cliente, e elas também entendem que o “por que” e
“como” uma organização oferece seus produtos ou serviços, já são
mais importantes do que “o que” ela oferece.
Num mundo em transformação, com o
avanço de tecnologias como machine learning e inteligência
artificial as oportunidades para atender os interesses dos clientes
aumentam. E isso é fundamental para garantir a sustentabilidade de
seu negócio e fugir da comoditização de produtos e serviços.
Segundo o Gartner, 37% dos CEOs
acreditam que a experiência do cliente é o principal investimento
tecnológico necessário para melhorar os negócios e superar a
concorrência. Isso irá gerar uma interação diferenciada entre
cliente e empresa, gerando fidelidade a marca.
Indico aqui três estratégias que irão
garantir uma melhor experiência de usuário:
1. Analytics para gerar diferencial
competitivo
Em 2017, o foco será o analytics com
big data para transformar a experiência do cliente em diferencial
competitivo, dando sustentabilidade ao negócio e reduzindo o churn.
A abundância das informações dos usuários, baseadas em
comportamentos e geolocalização, geram mapas significativos e úteis
para rever segmentações e melhorar a interação com clientes.
2. Engajamento de toda a empresa
Se a liderança de uma empresa deixa
claro que a experiência do cliente é importante e beneficia toda a
empresa, é muito mais provável que todos irão se envolver com o
processo.
Outra forma de engajamento é quando a
liderança apresenta metas para as áreas envolvidas com a satisfação
do cliente , mostrando que melhores resultados garantem a
manutenção do cliente.
Ter um olhar sistêmico para
experiência do cliente é importante e pode beneficiar toda a
empresa. De fato, se levada além das entregas ao cliente, ela pode
ser usada para melhorar processos e serviços dentro da companhia
também.
3. Tome decisões baseadas em fatos
As empresas precisam encontrar
maneiras de trabalhar suas informações para gerar insights úteis. A
informação tem que fornecer visibilidade total e permitir aos
especialistas o poder de tomada de decisões rápidas, que lhes
permitam oferecer o que os clientes estão procurando – além de
entregar experiências atraentes que a concorrência não
consegue.
Clientes querem ter boas experiências
hoje, exatamente agora. As estratégias acima irão tornar esse
processo mais fácil para todos os envolvidos com o trabalho,
gerando resultados para que o cliente tenha experiências
memoráveis.
Patrícia Martins é Sênior
Account Manager da Triad Systems.