Estudo da consultoria Capgemini aponta
os benefícios e desafios para a implantação do novo modelo
Considerando o atual nível da evolução
digital, os “smart contracts”, ou contratos inteligentes, que
utilizam a tecnologia blockchain ou similar, devem se tornar
predominantes em toda a indústria de serviços financeiros,
inclusive a seguradora, dentro de três anos. A afirmação é feita em
relatório publicado pela consultoria internacional Capgemini, para
quem os contratos inteligentes serão capazes de resolver diversos
problemas relacionados aos contratos tradicionais, que são
dependentes de documentos físicos, mais sujeitos a atrasos, erros e
fraudes e pouco adequados à era digital.
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blockchain, clique aqui.
Após detalhadas entrevistas com
profissionais da indústria de serviços financeiros, de startups de
smart contracts e acadêmicos, o relatório aponta que a adoção
desses contratos inteligentes, além de reduzirem os riscos,
reduzirão os custos e as demandas por serviços administrativos,
aumentando a eficiência dos processos em toda a cadeia. Somente no
ramo de seguro de automóveis, a expectativa é que possam gerar uma
economia de até 21 bilhões de dólares em todo o mundo.
E além das empresas, a expectativa é
que os consumidores também sejam beneficiados com esse novo
sistema, devido à oferta de produtos mais competitivos e processos
mais simples, que proporcionem uma melhor experiência de consumo e,
inclusive, prêmios mais baixos.
Entretanto, até se chegar ao ponto de
os contratos inteligentes se tornarem predominantes, uma série de
desafios precisam ser superados. Em primeiro lugar, será preciso
contar com profissionais que dominem os processos da tecnologia. A
segurança e a privacidade dos dados armazenados também precisam ser
tratadas com muita cautela. Outro desafio é como conciliar a
tecnologia com os sistemas legados das empresas e a escala das
operações. A regulação também precisará se adaptar à tecnologia,
bem como os sistemas de governança das seguradoras, de modo a
proteger os interesses legais dos envolvidos.