A Superintendência de Seguros Privados
– SUSEP lança o Guia de Orientação e Defesa do Consumidor, em
formato digital, contendo informações importantes aos consumidores
sobre todo o setor supervisionado, abrangendo os segmentos de
seguros, previdência complementar aberta e capitalização. A edição
completa tem explicações minuciosas sobre cada produto, como
contratar, além de informações sobre os direitos básicos do
consumidor.
Além da versão digital, a SUSEP lançou
também o Guia de Orientação Básica ao Consumidor e mais seis
Cartilhas sobre produtos de seguros, previdência complementar
aberta e capitalização. A iniciativa faz parte das ações em
comemoração aos 50 anos da Autarquia, completados no dia 21 de
novembro de 2016. As edições serão distribuídas por órgãos de
defesa do consumidor, parceiros conveniados e também estarão à
disposição nas unidades de atendimento da SUSEP. A versão básica
impressa, menor que a edição online, terá 20 mil exemplares
distribuídos em todo o país.
As cartilhas contêm informações sobre
produtos específicos, com orientações aos consumidores. As edições
vão abranger o seguro de automóvel, de vida e acidentes pessoais,
de garantia estendida, DPVAT, título de capitalização e previdência
complementar aberta. As cartilhas terão apenas versões impressas,
num total de 30 mil exemplares, que serão distribuídos em todo o
país.
As edições têm como objetivo ampliar
as informações prestadas aos consumidores pela Susep. Além de
servir como base na tomada de decisões mais conscientes e na
proteção contra eventuais prejuízos, visa, principalmente,
estimular uma maior exigência dos cidadãos por seus direitos.