Nesse cenário, o gestor precisa
pensar na questão motivacional intensamente; afinal, profissionais
mais exigentes esperam muito mais do ambiente de trabalho, é claro.
Para ajudá-lo nessa empreitada, resolvemos trazer a seguir algumas
dicas simples para motivar equipe de vendas. Confira!
O poder da
liderança
Já se foi o tempo em que os
colaboradores seguiam cegamente os chefes. As novas gerações
profissionais são mais contestadoras e não esperam apenas ordens:
precisam, acima de tudo, acreditar no trabalho desenvolvido.
Por isso, é preciso abandonar agora
mesmo a ideia do “chefe mandão”. Supervisores, gerentes e gestores
em geral devem, acima de tudo, assumir uma postura de
liderança. Eles precisam ser vistos como uma figura de inspiração
e, para isso, é fundamental que sejam mais proativos, buscando
conciliar os interesses de todos e mostrando o caminho a
seguir.
Uma meta realista faz a
diferença
Para motivar equipe de vendas, você
também deve criar metas realistas. Pode não parecer, mas essa
questão está intimamente ligada à motivação.
Muitos gestores acreditam que, ao
estabelecer metas difíceis — que, muitas das vezes, beiram o
surreal —, motivam os colaboradores, que se esforçariam ao máximo
para conseguir atingi-las. Acontece que o efeito, normalmente, é o
oposto: ninguém tenta perseguir o impossível. Por outro lado, metas
muito fáceis também são desestimulantes, pois não representam um
desafio verdadeiro.
Por isso, o ideal é que seja feita
uma pesquisa de mercado para traçar metas realistas, baseadas em
dados e informações.
As recompensas são o
estímulo
Outra questão muito importante, é
claro, está relacionada às recompensas dos colaboradores. Esse é um
ponto que deve ser abordado com cuidado, pois não necessariamente
está ligado aos prêmios materiais.
Além de boas comissões para cada
meta atingida, é preciso que o gestor pense em outras alternativas
para recompensar o esforço dos colaboradores. Ações de marketing de
incentivo, por exemplo, podem ser um bom começo. A ideia é
trabalhar em uma série de medidas de engajamento, como eventos
internos, programas de relacionamento e fidelização, endomarketing,
entre muitas outras coisas.
Os feedbacks estreitam
laços
Por fim, para estreitar os laços
entre os colaboradores e a gestão, é fundamental que sejam
realizados feedbacks assertivos. Esse é um importante momento
para a empresa, pois, além de garantir a coesão da equipe, também
pode incentivar as boas condutas.
Quando profissionais com
dificuldades aprendem o caminho correto a seguir, certamente se
sentirão mais motivados. Por outro lado, aqueles que recebem
elogios pelo bom trabalho têm o estímulo certo para seguir em
frente. O ideal é aproveitar o feedback para motivar equipe de
vendas e colocar todas essas questões em jogo, e não somente
recriminar os profissionais por resultados ruins.