O número de beneficiários em
operadoras de planos de saúde bem avaliadas pela Agência Nacional
de Saúde Suplementar (ANS) aumentou em 2014 em relação a 2013. É o
que mostram os resultados do programa de Qualificação da Saúde
Suplementar 2015, com base nos dados enviados pelas operadoras à
Agência ao longo de 2014.
De acordo com o índice que mede o
desempenho do setor, 901 operadoras analisadas pela Agência ficaram
com nota entre 0,6 e 1 (nota máxima) no ano passado, contra 805 em
2013, o que corresponde a um crescimento de 11,9% no período.
Juntas, elas representam 75,9% de todo o mercado de planos de saúde
de assistência médica e odontológica, composto por 1.187
operadoras. E são responsáveis pelo atendimento de 89% dos
beneficiários em planos de assistência médica e 96% dos
beneficiários em planos de assistência exclusivamente
odontológica.
O Índice de Desempenho da Saúde
Suplementar (IDSS) 2015 é composto pela avaliação da assistência
prestada pelas operadoras aos seus clientes (Atenção à Saúde),
quesito que equivale a 40% da composição da nota, além de
indicadores de satisfação do cliente (20%), estrutura e operação da
empresa (20%) e aspectos econômico-financeiros (20%).
Os dados também apontam queda de
34,5% no número de operadoras concentradas na faixa intermediária
das notas do IDSS, que varia de 0,4 a 0,59. Em 2014, 174 operadoras
ficaram nessa faixa – no ano anterior eram 266. Outras 62 empresas
ficaram com índice entre 0,2 e 0,39, contra 94 em 2013,
representando uma queda de 34%. Na faixa mais baixa (0 a 0,19), a
ANS identificou 50 operadoras, redução de 30,5% em relação ao ano
anterior (72).
As informações do IDSS mostram que
houve melhora do desempenho das operadoras, com maior concentração
de empresas com notas entre 0,6 e 0,79 e na faixa de 0,8 a 1 ponto,
que são consideradas positivas, e queda em todas as outras faixas.
Do total de operadoras analisadas, 743 se mantiveram estabilizadas
nas faixas mais elevadas do IDSS e 337 subiram na avaliação. Outras
83 tiveram queda nos indicadores do IDSS.
Para a diretora de Desenvolvimento
Setorial, Martha Oliveira, "a avaliação anual do desempenho das
operadoras de planos de saúde aumenta a gama de dados divulgados,
e, consequentemente, dá mais transparência aos dados do setor.
Também permite avaliar o aprimoramento das operadoras, estimulando
a concorrência entre elas, e beneficia o consumidor de planos de
saúde por ser um item a mais na hora de pesquisar produtos no
mercado".
Sobre o programa de
qualificação
O IDSS é conhecido como a ‘nota’
das operadoras e integra o programa de Qualificação das Operadoras.
O resultado do índice demonstra como o mercado está se comportando
nos itens avaliados anualmente e é um importante parâmetro para os
50,5 milhões de consumidores de planos de assistência médica e os
21,5 milhões com planos exclusivamente odontológicos avaliarem sua
operadora.
As notas do IDSS têm cinco faixas
de variação, indo de 0 a 0,19; 0,2 a 0,39; 0,4 a 5,9; 0,6 a 0,79; e
de 0,8 a 1 (nota máxima). Para chegar a essas notas, são avaliados
29 indicadores, sendo 16 relativos à dimensão da Atenção à Saúde;
seis de Estrutura; quatro envolvendo aspectos
Econômico-financeiros; e três sobre Operação e Satisfação do
Beneficiário (ver lista).
Além do desempenho das operadoras,
o IDSS permite avaliar a distribuição percentual de operadoras
médico-hospitalares e odontológicas por faixas de pontuação, bem
como dos beneficiários, entre outros recortes.