Em nova edição do “Papo Seguro
Especial”, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, entrevista
Arthur Rollo, que vê avanços do mercado de seguros e aponta novas
melhorias
Diante do perfil de um novo
consumidor, cada vez mais empoderado pelas redes sociais, o mercado
de seguros deve manter continuamente seus esforços de comunicação
com a população, buscando sempre a precisão e a clareza das
informações. É o que afirma o secretário nacional de Defesa do
Consumidor, Arthur Rollo, entrevistado no novo episódio do programa
“Papo Seguro Especial”, veiculado hoje (18) pelo ‘Canal Seguro’. Em
conversa com o presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo
Coriolano, Rollo aponta avanços no atendimento do mercado
segurador.
Na entrevista, Rollo afirma que o
setor de seguros “é um setor específico, com nomenclaturas
específicas”. “Tem gente que não sabe o que é o prêmio, tem gente
que não sabe quando é cabível a indenização, então falta ainda uma
penetração maior na sociedade desses conceitos, desses termos
próprios do ramo securitário, porque afinal de contas uma grama
muito grande de consumidores tem contratado seguro”, diz. “Tenho
para mim, na minha prática pessoal, que o conhecimento ainda é
pequeno. Então precisamos investir em conhecimento e, sobretudo, em
informações.”
Marcio Coriolano lembra no programa
que o mercado de seguros, embora seja bastante complexo, não gera
muitas reclamações na comparação com outros setores. “Olhando pelas
estatísticas, a gente percebe que o seguro está numa posição mais
abaixo no ranking das grandes reclamações.”
“Se a gente melhorar o processo de
informação do consumidor em geral, tanto em relação à dinâmica do
seguro como em relação aos direitos e deveres que ele tem ao
contratar um seguro, acho que vai cair ainda mais o número de
reclamações. Eu quero eliminar conflitos”, diz o secretário.
Ainda segundo Rollo, a realização dos
Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros representa hoje um
importante avanço no processo de aproximação entre mercado e
consumidor. “Vem em boa hora a iniciativa de manter uma
interlocução mais próxima dos Procons, porque eles são fundamentais
para entender qual é a expectativa do consumidor de seguros”,
destaca o secretário. “A gente tem que estreitar cada vez mais os
canais de comunicação com os clientes.”
Ele destaca o treinamento
especializado dos corretores de seguros, o que permitiria reduzir
possíveis equívocos na hora da contratação de um produto, e do
atendimento quando ocorre um sinistro. “Nessa hora o consumidor
está hipervulnerável, e quem está atendendo precisa ter a
sensibilidade de que está lidando com pessoas que estão num momento
difícil da vida. Então, se fizer esse treinamento, a gente vai para
uma excelência no setor de seguros fabulosa.”
Confira o novo “Papo Seguro
Especial”