Presidente e diretores da seguradora
falaram sobre as estratégias atuais e perspectivas da
companhia
A Allianz Seguros apresentou com
exclusividade aos associados do Clube dos Corretores de Seguros de
São Paulo (CCS-SP), no almoço do dia 12 de setembro, seu plano de
mudanças para reconquistar posição no mercado. Com o tema
“Simplificar, Conectar e Diversificar para Crescer – Foco da
Allianz Seguros no Brasil”, o presidente da Allianz Seguros, Miguel
Pérez Jaime, comentou a fase de transformação da companhia, que tem
como diretriz as ações definidas no plano “Mudar para
Vencer”.
“Mudamos para reconquistar a nossa
posição de referência no mercado brasileiro. Queremos figurar entre
as três companhias privilegiadas por vocês”, afirmou Pérez Jaime.
Segundo ele, o plano de transformação da Allianz está focado na
simplificação de produtos, forte automação e, ainda, na alta
eficiência operacional. As mudanças também preveem maior apoio
comercial aos corretores, a partir do novo modelo de mais autonomia
para as suas 63 filiais, e a oferta de ferramentas para facilitar o
trabalho de corretagem.
Eduardo Grillo, diretor Comercial e
Market Management, Mario Ferrero, diretor de Massificados, Saúde e
Vida, e Mario Jorge, diretor de Negócios Corporativos, apresentaram
detalhes do plano e os resultados já alcançados.
Simplicidade em
processos
O diretor Eduardo Grillo explicou que
o conceito de simplicidade foi aplicado ao novo AllianzNet, que é a
principal ferramenta para o corretor, na qual estão disponíveis
informações de carteira, fluxo de cotações, alerta de pendências e
ferramentas de capacitação. “Pesquisa com os corretores apontaram a
falta de treinamento estruturado no setor de seguros brasileiro.
Então, nós criamos uma Máquina de Capacitação, com destaque para
vídeos rápidos e didáticos”, contou Grillo.
A conectividade também foi apontada
pelo diretor como outro aspecto primordial. “O corretor não precisa
acessar a página para ter atualização. Basta estabelecer os padrões
e as informações aparecem diretamente no sistema de gerenciamento
do parceiro”, disse. Ele acrescentou que sistema prevê autonomia na
manipulação e distribuição de dados e relatórios, padronizados e
com envios programados. Ainda no âmbito comercial, Grillo destacou
que as filiais da seguradora agora atuam sob um novo modelo, que
visa maior proximidade com os corretores.
Agilidade na cotação e
renovação
O diretor Mario Ferrero apresentou os
bons resultados obtidos pela Allianz na carteira de automóvel, após
a simplificação dos processos. Atualmente, na maioria das
renovações da seguradora, o corretor precisa adequar somente a
comissão e o nível de desconto. Além disso, foram fortemente
reduzidos os bloqueios. Diante de tais alterações, “95% das
apólices Auto passaram a ser convertidas sem intervenção humana e o
índice de renovação da companhia está acima dos 70%”, apontou
Ferrero.
Também impactadas pelos processos
operacionais e tecnológicos, as cotações diárias da Allianz em
Automóvel mais que dobraram em relação ao ano passado – passaram de
30 mil para 65 mil. Assim, o resultado foi crescimento de mais de
10% na carteira em relação ao ano anterior. E para o início de
2018, a Allianz espera aplicar a simplicidade também no fluxo de
cotação, que será o mais simples do mercado, com apenas três telas
e no máximo 12 informações (a média de mercado é 40).
Oportunidades
Os produtos massificados representam
75% do faturamento da Allianz e os grandes riscos os outros 25%.
Apesar dos índices representativos, a seguradora enxerga espaço
para desconcentração de carteiras nas duas linhas de negócios.
Em massificados, a seguradora espera
alavancar o vida, uma vez que apenas cerca de 10% da população
brasileira está protegida, e o residência, cuja penetração é de
aproximadamente 13%. Para tanto, a Allianz lançou novos produtos de
vida (individual e coletivo), com precificação diferenciada,
revisão de cobertura, melhoria no processo e incentivos à
contratação. No seguro residencial, o novo produto chegará no ano
que vem e também seguirá a tendência de simplificação, oferecendo
cotação com o mínimo de parâmetros e coberturas mais completas e
abrangentes.
Para incrementar sua produção, a
Allianz, segundo o diretor Mario Jorge, possui um portfólio
diversificado e criou oportunidades para os corretores e clientes,
como, por exemplo, a oferta de seguros para pequenas e médias
empresas nos produtos de Responsabilidade Civil e Construção, de
forma simplificada e com cotação disponível na ponta.
“Nas linhas corporativas é muito
importante que os corretores consolidem parcerias de longo prazo
com seguradoras que possam atender os seus clientes na
diversificação de carteiras. Esses negócios são tidos como
complexos, mas não são”, afirmou Mário. Hoje, na Allianz, os
produtos estão disponíveis online justamente para facilitar a
captação, produção e diversificação dos chamados Riscos
Especiais.
Já as novidades prometidas para breve
são os seguros para eventos climáticos (Weather) e para ataques
cibernéticos (Cyber). Por fim, o diretor destacou os serviços de
apoio que a seguradora oferece aos corretores, como os subscritores
remotos em diversas regiões do Brasil e engenheiros especializados
em serviços de prevenção de perdas. “Agora, quando os corretores
fecham negócio, enviamos os relatórios de inspeção com as
recomendações para o acompanhamento periódico”, disse.
Encerrando o evento, o mentor do
CCS-SP, Adevaldo Calegari, agradeceu a presença da Allianz e
reforçou o apoio da categoria ao importante momento de
transformação da empresa. “O corretor de seguros é esse
profissional aberto a parcerias, a coisas novas e à colaboração.
Vamos trabalhar juntos. Desejamos que, em breve, a Allianz esteja
novamente conosco, apresentando bons resultados”, disse.