Para instalar o sistema de
inteligência artificial, empresa investir aproximadamente R$ 5,53
milhões
A empresa japonesa Fukoku Mutual Life
Insurance pretende reduzir em 30% sua folha de pagamento, após
adotar o sistema de inteligência artificial da IBM, Watson. De
acordo com o jornal japonês Mainichi Shimbun, a empresa irá
introduzir o sistema baseado na tecnologia da IBM em janeiro deste
ano.
A Fukoku Mutual já começou a reduzir o
departamento de pagamentos, que em março de 2015 contava com 131
funcionários. A expectativa é de que, ao todo, 34 trabalhadores
serão considerados “redundantes” e dispensados até março de 2017. A
empresa pretende esperar o vencimento de contratos com funcionários
e não irá renová-los ou procurar substitutos.
A companhia de seguros investiu
aproximadamente 200 milhões de ienes (cerca de R$ 5,53 milhões)
para instalar o sistema de inteligência artificial, e sua
manutenção deve custar cerca de 15 milhões de ienes
(aproximadamente R$ 414,65 mil) anualmente. A economia com a
redução do quadro de funcionários, por outro lado, deve ser de 140
milhões de ienes (R$ 3,87 milhões) por ano.
Watson é uma tecnologia cognitiva que,
segundo a IBM, “pode pensar como um humano” e “analisar e
interpretar dados, incluindo textos desestruturados, imagens, áudio
e vídeo”. Na Fukoku Mutual, o sistema terá de ler certificados
médicos escritos e outros documentos – como histórico médico,
duração de internações e procedimentos cirúrgicos – com o objetivo
de coletar as informações necessárias para fazer os pagamentos.
Além de realizar os pagamentos, o
sistema também fará a checagem dos casos de clientes e compará-los
com os contratos de seguros. Assim, a empresa espera encontrar
cláusulas especiais e evitar pagamentos indevidos.