Com um crescimento de 7,7% em 2014,
na comparação com o ano de 2013 em consorciados ativos, o segmento
encerrou o ano com 6,18 milhões de participantes ativos de acordo
com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios
(Abac). Este potencial de mercado tem despertado o interesse de
diversos corretores de seguros em comercializar a venda de
cotas.
Segundo estimativas do Embracon,
empresa especializada em consórcio, o número de corretoras que
procuraram a empresa para também oferecer aos seus clientes a opção
de vendas de cotas cresceu consideravelmente. “Com a conjuntura
econômica atual o setor de consórcios tende a manter um crescimento
acima do PIB em 2015, o que tem despertado muito o interesse de
corretores que podem aumentar seus ganhos, com comissionamento que
varia de 3 a 4%, ou seja, se ele vender, por exemplo, R$ 500 mil em
crédito de consórcio no mês, terá um ganho mensal médio de R$ 15
mil”, afirma Gabriel Savian, executivo comercial do Embracon.
Relação de ganhos
Para o executivo, a venda de
consórcio por parte de corretores é viável tanto para eles, quanto
para seus clientes. “Trata-se de uma relação de ganhos mútua.
Muitas vezes o cliente já está a procura de um novo investimento ou
um consórcio propriamente e quando descobre que seu corretor de
seguros, um profissional em que confia, trabalha com o produto, tem
ainda mais segurança e interesse em fechar negócio”, argumenta.
Ainda segundo ele, “os clientes
desse corretor são mais receptíveis a venda de cotas, pois já estão
acostumados a fazer cotações e, portanto, de também fazer
comparação entre as linhas de crédito disponíveis para compra de
bens. Paralelo a isso, o sistema de consórcios hoje passa uma
imagem de segurança, tendo uma lei específica que rege seu
funcionamento, com o Banco Central como órgão fiscalizador que
garante o sistema e empresas especializadas no produto”,
informa.
Gabriel ainda listou algumas
vantagens para o corretor oferecer esta modalidade de negócio. “O
corretor por já ter uma carteira de clientes pré-estabelecida tem
boas informações sobre seus potenciais clientes de cotas como:
tempo médio de troca de veículo do cliente, tipo de automóvel que
compra, potencial financeiro, entre outros fatores que auxiliam uma
possível venda de consórcios”, completa.