O futuro de uma categoria depende
de entidades efetivamente atuantes na defesa dos interesses
classistas. É assim que o Sincor-SP, diante de reportagem que
desrespeita a atuação dos corretores de seguros, trazendo
entrevista com declarações tendenciosas a respeito de renovações e
vendas online, enviou carta ao presidente do UOL, Luiz Frias,
apontando as incoerências do texto e reforçando a missão do
Sindicato.
Com o título “Chegou a hora de
renovar o seguro do seu carro? Veja 5 dicas de especialistas”, a
matéria do UOL destaca depoimento do CEO da corretora online
TaCerto.com, João Cardoso, que é sócio da empresa e não é corretor
de seguros habilitado.
“O que ele faz é advogar em causa
própria, visando alavancar os resultados do seu negócio, mas
incorre na infelicidade de atacar a categoria que deveria defender,
pois se trata de sócio de corretora pessoa jurídica”, diz o
presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.
De acordo com os registros do
Sincor-SP, a TaCerto.com tem como administradora técnica a
corretora de seguros Silmara Regina Vincre Teixeira, que responde
pela operação, mas não tem participação societária. Decorre disso
que ela é co-responsável pelo posicionamento na mídia dos
porta-vozes da TaCerto.com, de modo que será indagada por
esclarecimentos pelo Comitê de Ética do Sincor-SP, em caso que será
acompanhado de perto pela diretoria da entidade.
Segue abaixo, na íntegra, o
conteúdo da carta do presidente do Sincor-SP ao presidente do
UOL:
“Prezado Sr. Luiz Frias, presidente
do UOL
Em referência à reportagem “Chegou
a hora de renovar o seguro do seu carro? Veja 5 dicas de
especialistas”, assinada pela jornalista Alana Freitas, o Sindicato
dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP) quer
externar repúdio ao conteúdo reportado aos assinantes do portal no
dia 3 de fevereiro, com destaque na home, inserindo a nossa
categoria em ambiente bastante desfavorável, sem termos a
oportunidade de nos pronunciarmos na ocasião.
Em primeiro lugar, cabe destacar o
equívoco do texto ao subestimar o atendimento e compromisso do
corretor de seguros com o consumidor, em especial na renovação de
seus seguros, sendo verdadeiros facilitadores. Prova disso é a
relação longeva que caracteriza a operação clientes x corretores de
seguros.
É assim que nos causou indignação a
ampla visibilidade concedida ao entrevistado, CEO da TaCerto.com,
João Cardoso, cujo depoimento promove um desserviço ao consumidor.
De acordo com seu posicionamento, o público é orientando a apenas
focar no preço das contratações, por meio de cotações via web, em
detrimento da atuação do corretor de seguros, que oferece as
melhores coberturas e serviços vitais no bom atendimento aos
clientes e na hora efetiva da utilização do produto, ou seja, o
sinistro.
A abordagem é tendenciosa e está
relacionada diretamente à preocupação com a venda e não
compromissada com o bem estar do cliente e de seu patrimônio,
contrariando umas das principais características e missão de nossa
classe profissional.
Apontamos ainda que o CEO da
TaCerto.com, João Cardoso, ao contrário do que foi divulgado na
reportagem, não é “corretor” registrado, conforme Lei 4.594/64, que
regulamenta a profissão. Como sócio da empresa mencionada, que é
uma corretora online, ele defende apenas o próprio negócio,
induzindo os leitores a concluírem que compras de seguros pela web
são mais vantajosas e podem dispensar a consultoria técnica e
humana prestada diuturnamente pelos corretores de seguros
devidamente habilitados.
Certos de sua compreensão, estamos
à disposição para maiores esclarecimentos.
Forte abraço!
Alexandre Camillo Presidente do
Sincor-SP