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Coaching é oferecido por 69% das empresas do ranking

Fonte: SaúdeWeb Data: 22 abril 2014 Nenhum comentário

Na série de reportagens especiais sobre o "Great Place to Work - Saúde 2013", conheça os programas de algumas das premiadas

 

pesar de ainda não alcançar os índices exibidos pelas melhores empresas para se trabalhar no Brasil, as companhias do segmento de Saúde exibem um considerável uso de planos de desenvolvimento individual de seus colaboradores. No caso específico dos executivos, esse quadro é ainda mais marcante: se entre as melhores do País 88% oferecem programas de coaching aos gestores, na Saúde o percentual fica em 69 pontos (ainda acima dos 61% visto nas não-premiadas). Há no entanto um consenso: diante dos resultados positivos, é muito provável que a adoção cresça em breve.

Coaching é uma palavra de origem inglesa derivada do termo “coach” (ou técnico, aqui usado para definir o profissional que oferece o treinamento). Pressupõe a existência de um coachee (quem passará pelo processo), dono dos objetivos pessoais e corporativos a serem alcançados. É um processo que se vale de competências importadas de várias áreas do conhecimento – pedagogia, psicologia, liderança organizacional etc. – para estimular o potencial pessoal ou profissional do líder, geralmente em busca de algum objetivo ou meta específico.

“Os resultados são uma liderança mais efetiva, o que ocasiona melhores resultados, inclusive financeiros”, explica o gerente geral da Novo Nordisk do Brasil, Gustavo Antonio Mizraje, empresa que ocupa o 17º lugar no GPTW Saúde 2013. A empresa possui um programa global de coaching, replicado no Brasil e validado pelas pesquisas de clima organizacional, que mostram melhoria na área dos gestores que passaram pelo processo.

A farmacêutica oferece coaching para um número reduzido de executivos, dado o alto investimento necessário. Uma consultoria externa é responsável pelo programa com sessões quinzenais, que encaminha o trabalho principalmente a um comitê de direção, aprimorando aspectos da liderança e estreitando o relacionamento entre os membros deste grupo.

Além do coaching, a Novo Nordisk possui programas de desenvolvimento de gestores importados da matriz e divididos de acordo com a área de atuação. O Programa de Novos Gerentes, o Balat Journey (para marketing e vendas) e o IO Compass (para potenciais candidatos à vaga de gerente geral).

 

Superando mudanças

No Zambon, 9º colocado na GPTW Saúde 2013, o programa de coaching foi oferecido em 2012 com um objetivo muito claro: construir um time de liderança considerado “de primeira linha”. Por isso, o trabalho concentrou-se sobre o principal grupo de gestores e foi realizado pela Adigo, uma empresa especializada.

“Entramos no coaching quando há um objetivo mais profundo, que o treinamento não atende”, explica Talita Cordeiro, gerente de RH do Zambon. “Tivemos em 2012 que alavancar o grupo de liderança, no sentido de obter alta performance. Nossa preocupação era o entrosamento, o alinhamento de objetivos.”

Há uma percepção clara de que o trabalho deu o retorno esperado, muito embora a medição destes resultados seja difícil. São muitas as variáveis, diz o gerente geral da empresa, Christian Schneider, que assumiu a empresa na metade de 2013, após o início do programa de coaching. Para o gestor, mesmo esta mudança de comando não interferiu nos bons resultados.

“A pesquisa GPTW foi feita em um momento sem gerente geral, mas mesmo assim tivemos bons resultados”, comemora Talita. “Significa que certas questões de longo prazo não dependiam de um ou outro executivo, mas do time. É um investimento que sem dúvida tem retorno.”

Schneider concorda: o segredo do coaching é trabalhar o alinhamento da equipe de gestão, explorando o entrosamento entre as pessoas, como objetivo estratégico, e não como item dentro da cultura de benefícios individuais. “Precisa ser muito discutido, com fundamento, princípio e objetivo. As competências precisam ser reforçadas, como o engajamento e a liderança. Primeiro vem o trabalho de equipe, e se houver necessidade, o individual.”

 

Proximidade

Ter o coaching como um elemento do desenvolvimento de uma estratégia global de recursos humanos também é a filosofia da Boehringer Ingelheim, oitava colocada no ranking. Trata-se de um programa regionalizado de desenvolvimento de líderes oferecido por parceiros externos, de modo a torná-los mais preparados para os desafios estratégicos de cada posição.

“O objetivo é promover um modelo de liderança que seja reflexo da nossa cultura. O programa contribui para a aceleração da maturidade do executivo de forma consistente, e se encaixa para aqueles que já estão em posição de liderança, que estão sendo preparados para um cargo mais elevado, ou mesmo para os que estão enfrentando situações emergenciais”, explica Martin Nelzow, diretor – geral da Boehringer Ingelheim no Brasil. “Entre os participantes em suas diferentes modalidades a percepção é sempre positiva.”

Estes programas de desenvolvimento da liderança são desenhado de acordo com diretrizes globais e regionais. Funcionários que se destacam nas avaliações de desempenho nas várias filiais da empresa espalhadas pelo mundo ganham a chance de participarem de intercâmbios internacionais, ou seja, passar alguns meses em uma unidade da empresa de outro país para desenvolverem e implementarem projetos específicos. O que converte o desenvolvimento dos times em oportunidade de crescimento individual.

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