Para vender seguros e planos de saúde é necessário entender que
não se está oferecendo ao cliente um produto qualquer. Diferente de
muitos outros produtos de seguro em que a experiência completa de
consumo pode ou não ocorrer, como por exemplo o seguro de
automóveis, os planos de saúde e odontológicos são adquiridos para
serem efetivamente usados pelos consumidores, seja em consultas,
exames de todos os tipos ou mesmo em cirurgias eletivas ou
emergenciais. Por isso, quem está envolvido com a comercialização
de planos de saúde e odontológicos tem que estar necessariamente
estruturado e capacitado para tal, o que infelizmente nem sempre é
verdade. Trata-se da alardeada venda consultiva que nem todos estão
prontos para fazer, sobretudo porque, além de conhecer todas as
características técnicas e operacionais dos produtos e das
operadoras, os corretores devem entender muito bem as necessidades
de seus clientes, para que possam ofertar produtos com o melhor
custo x benefício. O passo a passo do processo é o seguinte:
•Parceiras com Operadoras •Estudo de Produtos e Legislação
Específica •Estudo e Definição de Público-Alvo •Construção de
Ofertas e Campanhas de Vendas •Estratégias de Captação de Clientes
•Apresentação Consultiva Customizada das Ofertas •Fechamento do
Negócio •Implantação •Manutenção
Sumarizando, o corretor de seguros tem que estar pronto para
prestar consultoria a seus clientes antes de depois da venda, ou
seja, é um processo de comercialização baseado em estratégia
ganha-ganha que ajuda a fidelizar clientes, porque está
fundamentado na geração e valor. Indubitavelmente quem sabe mais,
vende mais. Quem se especializa conquista mais clientes, cresce e
tem melhores resultados. Não há sorte neste processo. No Rio de
Janeiro há uma grande oportunidade de especialização em Saúde
Suplementar oferecida pela UCP – Universidade Católica de
Petrópolis com aulas no Centro do Rio de Janeiro, com duas opções
de turma: sábados quinzenais ou durante a semana, nas segundas e
quartas-feiras, também quinzenais. O curso tem 360 horas-aula de
duração e o corpo docente é formado por pós-doutores, doutores,
mestres e especialistas com larga experiência acadêmica e
profissional, na ANS, operadoras e corretoras especializadas. Agora
em outubro inicia uma nova turma do dia 24, com mensalidades de R$
376,20. Informações e matrículas na secretaria do curso: (21)
3553-4112. Fica a dica. Além da fonte de conhecimentos o curso
permite estreitar relacionamento com professores e alunos que estão
no mesmo mercado e têm experiências enriquecedoras. O ambiente de
sala de aula, assim, se torna palco para troca de percepções,
estratégias e boas práticas, que podem alavancar resultados.
Sergio Ricardo de Magalhães Souza
Executivo dos Mercado de Seguros com mais de 20 anos de
experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em
Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro
da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e Diretor do
CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin.
Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda
Mais e do Portal CQCS. Foi Coordenador de Pós-Graduação e Professor
dos programas de Pós-Graduação do IBMEC, UFF, ESNS, FGV, FUNCEFET,
IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV.
Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento,
especializada gerenciamento de riscos, seguros e resseguro. e-mail:
[email protected]