As áreas de Automóveis e Saúde
Suplementar são as responsáveis pelo maior volume de prêmios no
mercado, mas também pelos maiores e mais preocupantes índices de
sinistralidade.
Na área de saúde suplementar há uma
diferença fundamental entre o que é seguro saúde e as demais
modalidades. O objetivo do seguro é ressarcir os segurados e, com
isso, as seguradoras não podem construir hospitais e contratar
médicos como ocorre com as cooperativas médicas e mesmo com as
empresas de medicina de grupo, que são proprietárias de hospitais e
possuem médicos e diversos outros profissionais de saúde
contratados nas unidades em que fazem atendimento dos usuários.
Isso significa que o controle de
custos pelas operadoras que não são seguradoras deveria ser muito
mais efetivo, o que na prática, em muitos casos, acaba não
acontecendo por conta da deficiência no aparelhamento de
gestão.
Por não serem seguradoras essas
operadoras não têm compromisso com o reembolso por livre escolha de
médicos e de prestadores de serviço e podem com isso criar planos
de saúde mais acessíveis em termos de preço, em que os usuários
tenham limitação de utilizar apenas a rede referenciada, desde que
ela atenda às exigências da ANS. Para os usuários que quiserem a
opção de planos de saúde mais abrangentes, inclusive com a
possibilidade de livre escolha por reembolso, eles estarão
disponíveis, evidentemente, por preços maiores.
As seguradoras que operam com
seguro automóvel finalmente descobriram a mesma coisa e agora estão
começando a oferecer produtos com e sem acesso a livre escolha de
oficinas. Para os clientes que querem pagar menos (cerca de 20%) já
existem seguros em que os segurados estarão limitados à rede
referenciada de oficinas credenciadas pelas seguradoras.
Vale ressaltar que da mesma forma
que acontece com a saúde suplementar as seguradoras não podem ser
proprietárias de oficinas, mas podem firmar acordos de custo de mão
de obra e peças com as montadoras e oficinas. Mais que isso podem
criar SLA´s (Service Level Agreements) para determinar os padrões
de qualidade dos serviços prestados, dos prazos e vários outros
fatores, com penalidades que vão de advertências até multas e
rescisão dos contratos de serviço.
Tudo isso também abre uma séria
concorrência entre as oficinas pelo mercado de reparação de
automóveis sinistrados, que é absolutamente salutar para todos nós
que também somos consumidores e queremos serviços com preços justos
e qualidade. Antes de escrever este artigo telefonei para dois
sócios majoritários de redes de oficinas que conheço há vários anos
e eles me disseram que ainda não haviam sido contatados pelas
seguradoras, mas estão prontos para sentarem à mesa e iniciarem uma
negociação ampla.
Assim, poderemos vir a assistir uma
alteração muito interessante na comercialização dos seguros de
automóveis, mais a frente, quando os corretores de seguros tomarem
consciência do que trazem essas alterações para o seu dia a dia.
Não será novidade que os corretores venham a mostrar a seus
segurados, além do comparativo de preço do seguro, comparativos com
listas de oficinas credenciadas, como ocorre com a comercialização
de planos de saúde, onde são apresentadas listas de hospitais,
laboratórios e clínicas referenciadas.
Particularmente, gosto muito dessa
novidade, porque começamos a sair da hegemonia do preço na
comercialização de seguros automóveis, com a inserção de outros
itens de análise, em que pese a necessidade dos corretores estarem
cada vez mais “ligados” com as informações que devem passar a vir
das seguradoras sobre as suas oficinas credenciadas e
referenciadas.
Só uma forma de manter o mercado de
seguros viável, que é investir em novas ideias, com redução
inteligente de custos, combate ao desperdício e às fraudes e,
investimento tecnológico constante para buscar a qualidade em todos
os aspectos. Sobretudo perceber que há boas ideias que podem estar
no aprendizado com experiências de outras áreas, boas ou ruins, mas
que trazem um conhecimento adquirido.
Sergio Ricardo de
Magalhães Souza
Executivo dos Mercado de Seguros
com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão –
UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico
– UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência
e Diretor do CVG – Clube Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo
Seguros – Linkedin. Associado da ABGP, PMI, PRMIA, IARCP. Colunista
da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Foi Coordenador de
Pós-Graduação e Professor dos programas de Pós-Graduação do IBMEC,
UFF, ESNS, FGV, FUNCEFET, IPETEC UCP, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO
DE SÁ, TREVISAN, IBP, CBV. Sócio-Diretor da Gravitas AP –
Consultoria e Treinamento, especializada gerenciamento de riscos,
seguros e resseguro. e-mail: [email protected]