Informações
corretas Responda com clareza e honestidade todas as
perguntas dos formulários das corretoras e seguradoras. Qualquer
omissão ou incorreção poderá acarretar a perda da indenização, com
pagamento do prêmio à seguradora.
Alterações Para alteração das condições
contratuais após a emissão da apólice deverá haver concordância das
duas partes (segurado e seguradora). No caso de seguros coletivos,
alterações dependerão da concordância expressa de 2/3 do grupo
interessado.
Busque
informações Consulte informações sobre a seguradora e
o corretor. O ideal é contratar o seguro de um corretor, que
conheça o mercado e as melhores condições para as suas
necessidades. Só contrate produtos de empresas habilitadas pela
Susep. Além de consultar informações no site, informe-se sobre
reclamações em entidades de defesa do consumidor e peça indicação
de amigos e familiares.
Recusa da proposta pela
seguradora A seguradora tem o direito de recusar uma
proposta de seguro (novo, renovação ou alteração que modifique o
risco). Caso não o faça em até 15 dias, o seguro será considerado
aceito. A seguradora terá de comunicar formalmente ao segurado a
razão que motivar eventual recusa da proposta.
Pagamento do
prêmio O não pagamento do prêmio (valor que o
segurado paga à seguradora para transferir a ela o risco previsto
em contrato) sujeitará o segurado à suspensão ou até ao
cancelamento do seguro.
Indenização do
sinistro A indenização do sinistro deverá ocorrer em
até 30 dias, a contar da entrega de todos os documentos básicos
apresentados pelo segurado ou beneficiário, que deve exigir o
protocolo que identifique a data de recebimento do aviso de
sinistro e respectivos documentos.
Coberturas e
exclusões Assegure-se de que todas as coberturas e
exclusões constem do contrato, para que não haja surpresa. Não
contrate serviços dos quais não necessite, porque eles serão
cobrados, encarecendo o seguro.
Documentação bem
guardada Guarde todos os recibos, notas fiscais e
documentos referentes a despesas que devam ser cobertas pelo
seguro. Caso não receba da seguradora, eles serão as provas para
exigir ressarcimento em um órgão de defesa do consumidor.