1. Conheça o produto ou serviço
que vende
Já passou por uma situação de
perguntar algo sobre um produto ou serviço que queria comprar e o
vendedor não saber te responder sobre aquilo ou, pior ainda,
começar a enrolar e criar um situação ainda mais desagradável? Pois
é, com certeza você não comprou com aquele vendedor, não é
mesmo?
Se a função do vendedor é passar
confiança, ele deve saber sobre os produtos e serviços que vende.
Lógico que é normal que não saiba sobre alguma coisa que é menos
vendida, mas para isso existe sempre a postura profissional de
pedir ao cliente um momento e perguntar a quem saiba, sem
demonstrar insegurança.
Aproveite sempre as horas vagas ou
de pouco movimento na empresa para estudar melhor o seu produto ao
invés de ficar batendo papo no Facebook.
2. Ofereça demonstrações do
produto
Quando for possível, mostre ao
cliente como o produto funciona. Ligue na tomada, aperte o play ou
faça o que for possível. No caso de produtos que não funcionam
desta forma, ofereça amostras grátis.
O cliente fica mais confiante sobre
a eficiência do mesmo e mesmo que não decida comprar naquele
momento, as chances de voltar e comprar com a pessoa que melhor
demonstrou o produto são muito maiores.
3. Tenha paciência ao explicar os
benefícios do produto
Lembre-se que cada pessoa tem um
nível de conhecimento diferente sobre um produto. Tente encontrar
um nível adequado para que a pessoa entenda sobre o que você está
vendendo e possa fazer a compra.
Por exemplo, uma pessoa pode querer
comprar um iPhone sem nem mesmo saber falar o nome, só porque ouviu
alguém falando que era bom. Neste caso, não vai dizer para ela
sobre o sistema, aplicativos, etc. Ao invés disso, vai falar que é
de uma marca boa, que dará para tirar fotos, fazer ligações, mandar
mensagens, entrar na internet, etc.