São Paulo — Milhões de senhas de
clientes da Anthem, uma das maiores empresas de seguro-saúde dos
Estados Unidos, foram furtadas por hackers. Numa mensagem em seu
site, a Anthem reconhece que foi vítima de um “sofisticado
ciberataque”.
“Informações pessoais dos clientes
da Anthem, incluindo as minhas, foram obtidas durante essa violação
de segurança. Nós compartilhamos sua preocupação e sua frustração.
Eu asseguro que estamos trabalhando sem parar fazendo tudo que
podemos para proteger melhor seus dados”, afirma Joseph Swedish,
CEO da Anthem, num comunicado.
A empresa diz que detectou a
invasão no último dia 29. Agora, o ataque está sendo investigado
pelo FBI. Além disso, a Anthem contratou a empresa especializada
Mandiant para ajudá-la a encontrar e corrigir brechas de segurança
em seus computadores.
Embora os hackers tenham tido pleno
acesso às contas, Anthem afirma que não encontrou evidências de que
informações sobre a saúde dos clientes ou dados de seus cartões de
crédito tenham sido roubados.
Ela diz que vai oferecer, aos
clientes afetados, um serviço gratuito de proteção de identidade e
monitoração de crédito. O objetivo seria detectar e impedir
eventuais usos criminosos das informações furtadas.
O ataque é mais um numa série de
invasões a computadores de grandes empresas americanas. Há pouco
mais de um ano, hackers roubaram dados de cartões de crédito de 40
milhões de clientes da rede de supermercados Target.
Poucos meses depois, invasores
furtaram informações pessoais de 83 milhões de correntistas do
banco JPMorgan Chase. E, em novembro, hackers atacaram os
computadores da Sony Pictures e roubaram uma enorme quantidade de
dados armazenados, incluindo filmes ainda inéditos.
O governo americano afirmou que a
Coreia do Norte seria responsável pelo ataque à Sony Pictures. O
diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, James Clapper,
disse que aquele foi o pior ciberataque já registrado contra
interesses americanos.