Francisco de Assis
Fernandes é diretor comercial da American Life, seguradora
brasileira reconhecida por oferecer seguros a nichos específicos
com mais de 25 anos de mercado – www.alseg.com.br
Enfrentar uma crise não é algo
desejado por qualquer presidente ou gestor de empresa. De toda
maneira, é preciso que esses executivos estejam preparados para o
enfrentamento de problemas dos mais variados tipos, sejam eles em
decorrência de situações internas ou externas. Traçar cenários e
pensar em formas de proteger a companhia e seus ativos são ações
estratégicas e indispensáveis.
Durante o planejamento, os Seguros
devem, então, ganhar destaque. Há uma série de opções disponíveis
no mercado atualmente. Isso significa que, com a consultoria certa,
é possível e totalmente viável para as empresas, criar escudos
eficientes pensando em todos os principais pilares das companhias
e, consequentemente, preservar o negócio financeiramente.
Quando pensamos em formas de
proteger uma empresa, são duas as opções que vem à mente em um
primeiro momento. Um é o Seguro Empresarial clássico, que cobre
agravos à estrutura física da empresa, como incêndio, danos
elétricos, despesas fixas, assistência e reparos à rede elétrica e
de telefonia, conserto de ar condicionado e, em casos mais
específicos, até a deterioração ou contaminação de vacinas em
ambientes frigorificados ou danos a equipamentos e utensílios de
cozinha.
Outra alternativa lembrada é o
Seguro de Vida Empresarial. Proteger as pessoas deveria ser uma das
principais preocupações para qualquer empresa, seja qual for o
momento ou mercado. Se pensarmos nas circunstâncias atuais, o
benefício seria ainda mais valorizado e apreciado pelos
colaboradores. Um seguro desse tipo, proporciona proteção e
cobertura a colaboradores e dirigentes de empresas em caso de morte
natural ou acidental, além de invalidez permanente total ou
parcial, por acidente ou doença. Também inclui cobertura aos filhos
e cônjuges dos profissionais, proteção em caso de doenças
congênitas dos filhos e até despesas com verbas rescisórias. Há,
ainda, outras opções interessantes e complementares a essas, como
seguro para proteção de eventos, seguro destinado à cobertura de
prestamistas, seguro para profissionais de motofrete, entre
outros. É válido notar que todos esses seguros são
investimentos viáveis tanto para grandes corporações quanto para
pequenas e médias empresas.
Destaco que a crise de saúde
enfrentada mundialmente, causada pela COVID-19, vem provocando uma
importante reflexão nas pessoas. Finalmente, questões como adoecer
e até a morte deixaram de ser um enorme tabu e passam a ser
discutidos de forma mais aberta entre as famílias. O planejamento
financeiro se tornou uma realidade mais forte, visto que muitos
estão impedidos de trabalhar e, consequentemente, precisam rever o
orçamento. A paralisação obrigatória das atividades comerciais para
que se cumpra o isolamento social também fez empresários e gestores
pensarem em maneiras de resguardar melhor as companhias e
prepará-las para enfrentar situações atípicas. Afinal, quem algum
dia imaginou ser possível que o mundo todo parasse praticamente
todas as suas atividades por causa de um vírus? Se isso aconteceu
neste momento, certamente podemos e devemos projetar cenários e
permanecer preparados para eles. Os seguros, por sua vez, podem ser
uma ferramenta importante para encarar essas novas possibilidades
sem correr riscos desnecessários, não é mesmo?