Nesta segunda, dia 13, o Clube dos
Corretores de Seguros de São Paulo recebeu o vice- presidente
executivo da Porto Seguro, Roberto Santos. O executivo que vai
assumir a presidência da companhia foi conversar com os Corretores
sobre o mercado de seguros. Santos disse que o ano de 2017 foi
desafiador. “Apesar dos prêmios terem aumentado, os itens da
carteira de automóvel caíram”, disse ele. O executivo disse que
seguros de patrimônio cresceram bastante e também benefícios como
vida em grupo. “A companhia deve crescer praticamente 10% em um ano
de crise como esse”, prevê.
O executivo revelou aos corretores que
participavam do almoço do CCSP que a Porto Seguro está atenta à
questão digital e que a tecnologia será um grande fator nas
mudanças de riscos do setor. ” A parte digital, eletrônica, deve
ser usada para melhorar a vida do corretor é do cliente”, disse.
Para vice-presidente da Porto Seguro, a companhia precisa pensar
como o cliente para então pensar em quais produtos oferecer.
Roberto Santos afirma que já há algumas diretrizes para sua gestão
como otimizar processos e estar mais perto do corretor de seguros.
“Para Porto Seguro o corretor é até mesmo o principal cliente”,
afirmou.
O futuro do seguro auto
Roberto Santos acredita que as
seguradoras serão capazes de se reinventar. “O seguro de automóvel
ainda vai estar aqui por muito tempo. Nós não veremos o seguro auto
acabar”, projetou. Para ele, o risco deve ser alterado já que a
muitos veículos, por exemplo, já saem com tecnologia para
dificultar o roubo. “Há tecnologia embarcada nos veículos que vão
reduzir bem o risco de colisão”, afirmou.
Para ele, as seguradoras serão capazes
de se reinventar e o seguro auto estará presente por muito tempo.
“Estamos atentos a tudo isso. Temos um produto novo, o carro fácil
e estamos estudando muita coisa diferente acompanhando essas
mudanças que vão acontecer no seguro auto”, revelou.
Para ele, a preocupação com a venda de
seguro pela internet é só uma ponta, e que essa modalidade não
funciona. “Tem muita oportunidade. É preciso ter uma visão do
cliente. Eles precisam estar no centro das decisões, não o produto.
Isso é inevitável. Esse momento digital tem tudo a ver com isso”,
analisou. Nesse cenário, ele contou que foi criada uma diretoria
digital para entender as iniciativas dos produtos e para criar a
governança digital dentro da empresa.
Ele elogiou o trabalho feito por Fabio
Luchetti na presidência da Porto Seguro e que ao assumir pretende
facilitar os processos da companhia. “Precisamos ter foco total na
equipe manter e nos nossos corretores. Gosto de conversar com o
corretor, falar de produção”, revelou.