O perito em acidentes de trânsito,
Rubens Neves Guimarães, desenvolveu um treinamento para capacitar
os envolvidos com sinistro do transporte rodoviário de cargas. Ele
diz serem vários os fatores que determinam as causas de um
acidente. “Chamo a atenção para a conduta do agente que age com
imprudência”, alerta.
Ele diz que quando acontece um
acidente em que a carga sofre avaria em decorrência do acidente, do
ponto de vista técnico, é preciso estabelecer qual foi o fator
predominante: má arrumação, amarração que não atendem as
especificações técnicas, má unitização, excesso de velocidade em
curvas, excesso de peso, altura etc. “Estes fatores apontam para a
imprudência, uma vez que sua definição é clara ,”Age com
imprudência aquele que pratica uma ação sem observar o dever de
cuidado que seria normal”. Portanto, ficaria caracterizada a culpa
e a seguradora desobrigada da sua responsabilidade, conforme Res
219/2010 incisos II e X do CNSP.
O treinamento desenvolvido por
Guimarães é uma mescla em três módulos: amarração e
acondicionamento de cargas geral e indivisível, básico de perícia
em acidente de trânsito e leitura e interpretação do diagrama do
tacógrafo. Ele explica que a amarração de cargas, pra ser
eficiente, deve seguir a norma técnica NBR 15883-1 e Res 552/15 do
Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). “Quanto à fiscalização, a
competência é da policia rodoviária. Contudo, em um acidente em
área urbana, fica a policia rodoviária desobrigada de fiscalizar,
cabendo a ANTT a fiscalização”, completa.
Guimarães é graduado em Tecnologia em
Logística, Técnico em Mecânica, Instrutor de Trânsito e transporte
com especialização pelo DETRAN-SP (CREDENCIAL 65817). Perito em
Acidentes de Trânsito, Instrutor e Palestrante em Trânsito e
Transportes, ele desenvolveu o curso por acreditar que ele pode
contribuir com o mercado segurador e empresas de transporte
rodoviário de cargas, uma vez que a carência de material técnico
desta natureza, é muito grande. O curso, segundo ele, foi pensado
para todos os envolvidos na cadeia logística do transporte
rodoviário de cargas: desde os profissionais da logística, órgãos
fiscalizadores, profissionais do transporte (motorista,ajudantes),
gerenciadores de risco, corretores de seguros focados no trc,
vistoriadores de sinistro, comissário de avarias, técnico de
segurança do trabalho, departamento jurídico etc.
Ele chama atenção para o fato de que a
parte do treinamento que aborda o básico em perícia de acidente de
trânsito é importante porque ajuda a pessoa a ter uma base técnica
a este respeito. Isso, segundo Guimarães, facilita o trabalho em
campo e posteriormente a análise do evento. “O acidente de trânsito
é um evento complexo, que demanda um grau de conhecimento técnico
elevado, mas falando em sinistro do trc, o responsável pelo
levantamento técnico, não vai fazer uma perícia do acidente de
trânsito, porem neste módulo o treinando vai lidar com técnicas de
fotografação, elaboração do croqui de local, cálculo de velocidade
e coleta de vestígios que é fundamental para elaboração do laudo
técnico”, detalha.
Após o treinamento o participante
estará apto a elaborar um laudo técnico mais preciso, detalhando
aspectos anteriormente não visualizados na ocorrência do evento.
“Detalhes estes que são de extrema importância, considerando o
contrato de seguro, uma vez que no sinistro, a Res 219/2010 do CNSP
no artigo 4 que trata dos riscos não cobertos, temos excludentes
detectáveis somente por quem tem o domínio técnico de questões que
permeiam o transporte rodoviário de cargas”, diz.
Para ele, os corretores de seguros
podem fazer esse treinamento porque eles atuam como mediadores
entre a seguradora e o segurado. ” No meu entender, nesta mediação
é fundamental que ele tenha parâmetros técnicos para auxiliar ambas
as partes. E esta absorção de conhecimentos através do treinamento,
agregaria valor à sua profissão e ainda, maior flexibilidade de
negociação”, finaliza.
O treinamento pode ser feito “in
company”, em qualquer estado do Brasil. O telefone pra contato é:
(19) 98164-6184 e 98831-8706, E-
mail:[email protected]”.