Os dados vislumbram boas
possibilidades de sucesso para quem empreender nesta área.
O Globo relata que o mercado de
seguros é um dos mais promissores do país. Somente 19% da população
brasileira conta, por exemplo, com a proteção de um seguro de vida,
segundo estudo da Universidade de Oxford, que envolveu 11 países. O
levantamento aferiu também que 56% dos brasileiros que ainda não
têm este tipo de seguro pretendem adquirir o benefício. Somados
todos os segmentos que compõem o setor (seguros gerais, previdência
privada, saúde suplementar e capitalização), a receita no acumulado
de 2017 atingiu R$ 428,9 bilhões, com expansão de 6,3% sobre o ano
anterior.
Os dados demonstram não só a
resiliência do setor, que vem crescendo mesmo em meio à crise
econômica, mas também vislumbram boas possibilidades de sucesso
para quem empreender nesta área. No universo de franchising, o
mercado de seguros também faz parte de estatísticas positivas.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de
Serviços e Outros Negócios (no qual se inclui o seguro) apresentou
a terceira maior variação em faturamento (9,2%), no ano
passado.
Depois de acumular expertise
atuando numa grande rede de franquia multinacional, Alessandro
Lequerica Saúde e Bernard Biolchini apostaram no nicho de seguros
há 15 anos. Em 2003, eles abriram a Pentagonal, grupo que reúne
negócios também de dois outros segmentos. A empresa comercializa
todos os tipos de seguros oferecidos no mercado e tem cadastro nas
25 maiores seguradoras do país. Depois de dez anos de atuação,
adoraram o modelo de franquias em 2013. Hoje são 27 unidades
franqueadas em todas as regiões, com destaque para Sudeste, Sul e
Nordeste.
Primeira franqueadora da área de
seguros do estado do Rio de Janeiro, a Pentagonal oferece quatro
modelos de franquias, com investimentos iniciais de R$ 12 mil
(Partners, microfranquia) a R$ 100 mil (Executivo II). Entre eles,
há os modelos Home Office (R$ 50 mil) e Executivo I (R$ 75 mil). Os
contratos têm duração de 5 anos e o retorno do capital investido é
de 12 a 36 meses.
A empresa cobra royalties de 5%
sobre o faturamento bruto, estimado entre R$ 10 mil a R$ 23 mil no
primeiro ano, de acordo com o modelo de franquia. A expectativa,
segundo Lequerica, é fechar 2019 com mais dez unidades franqueadas.
‘Este é um bom nicho de investimento, pois garante proteção para o
consumidor que sofre com o aumento da violência e a crise
econômica’, afirmou.
Na capital mineira nasceu a Quisto
Corretora de Seguros, em 2012, adquirida pela holding Encontre sua
Franquia, no segundo semestre deste ano. A empresa oferece mais de
90 soluções na área de seguros para pessoas físicas e jurídicas.
Ideal para cidades com mais de 10 mil habitantes, a Quisto tem 20
unidades franqueadas em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e
Espírito Santo e projeta chegar a 70 até o final deste ano.
experiência do grupo em
franchising, além do fato de o mercado de seguros estar em alta,
nos faz acreditar que alcançaremos essa meta. À definição do quadro
eleitoral reduziu com o receio dos investidores e já estamos
captando novos leds para a marca’, afirma Henrique Mol, diretor da
Quisto. Para 2019, os planos de expansão são audaciosos: alcançar
300 unidades em todo o país e faturar cerca de R$ 10 milhões.
São dois modelos de franchising:
microfranquia em home office, que prevê investimentos de R$ 11.990
(incluídos taxa de franquia e capital de giro), com prazo de
retorno de 6 a 18 meses, e faturamento bruto mensal de R$ 7 mil. E
a loja física, que exige desembolso inicial de R$ R$ 25,6 mil,
incluindo taxas de franquia e de instalação, além do capital de
giro, com retomo de 12 a 18 meses. Neste modelo, o faturamento
bruto médio mensal é estimado em R$ 70 mil. O lucro líquido fica em
tomo de 12% a 13%.