Atenção primária, coordenação
do cuidado e diálogo serão intensificados
São Paulo, SP (31 de
outubro de 2018) - Cuidado certo para você viver o
seu melhor. É com essa proposta que a Amil, uma das maiores
operadoras de saúde do Brasil, apresenta um novo posicionamento de
mercado, no ano em que completa 40 anos. A partir de 5 de novembro,
quem acessar o site da empresa ou vir suas propagandas nos jornais,
nas TVs e nas ruas do Brasil vai perceber uma notável diferença,
que vai muito além da marca.
A nova logo reflete a postura de
simplicidade e proximidade. E a identidade visual traz elementos
gráficos que envolvem as pessoas, colocando os clientes no centro
de tudo. Esse posicionamento de marca nasce da combinação entre as
novas demandas dos clientes e a visão de futuro para o sistema de
saúde. A atenção primária, a coordenação do cuidado e o diálogo
formam o tripé promovido pela nova Amil.
O movimento consolida uma série de
esforços que vêm sendo feitos nos últimos dois anos. A Amil foi a
primeira operadora de saúde a introduzir, em larga escala, um
modelo baseado em atenção primária e coordenação do cuidado no
Brasil. Hoje, 89% dos beneficiários atendidos por médicos de
família em suas unidades têm seus problemas de saúde solucionados
sem necessidade de encaminhamento para especialistas. O conceito é
mais eficiente e reduziu em 30% a hospitalização desses pacientes.
A falta de coordenação do cuidado, hoje, é um dos principais
motivos de desperdício na saúde suplementar.
As clínicas que atendem nesse
modelo passam a se chamar Amil Espaço Saúde. São 34 endereços em
São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná e Pernambuco,
alcançando 220 mil beneficiários. As próximas inaugurações
serão em Ipanema (RJ) e São Bernardo do Campo (SP), até o fim deste
ano. As unidades contam com médicos de família, enfermeiros e
agentes de saúde, além de fisioterapeutas, nutricionistas e
psicólogos. Também oferecem programas de prevenção e de promoção da
saúde, como combate ao tabagismo, planejamento familiar e
emagrecimento.
“Queremos ajudar nosso cliente a
ser cada vez mais saudável, ampliando o acesso ao médico de família
e reforçando a oferta de coordenação do cuidado”, diz Claudio
Lottenberg, presidente do UnitedHealth Group Brasil, grupo
controlador da Amil. “O conceito do cuidado certo evita
procedimentos desnecessários e ajuda o sistema de saúde a funcionar
melhor para todos”, completa.
A operadora também espera engajar a
sociedade na reflexão sobre o impacto de suas decisões para o
cuidado da própria saúde. Por isso, está ampliando os seus canais
de diálogo, fortalecendo o apoio e a orientação aos seus clientes,
por meio do portal amil.com.br, do aplicativo para celular Amil
Clientes e do telefone Amil Ligue Saúde, com funcionamento 24
horas, 7 dias por semana. O canal dispõe de enfermeiros e médicos
capacitados para orientar os beneficiários sobre exames, primeiros
socorros, sintomas de doenças e dúvidas sobre o uso de medicamentos
prescritos em consulta médica.