A qualidade de vida dos
colaboradores impacta diretamente na produtividade. Isto é uma
máxima que não pode ser contrariada. Como qualidade de vida
entende-se toda forma de manter o ambiente saudável no que tange às
habilidades técnicas e emocionais, respeitando e entendendo as
capacidades de cada funcionário. Uma empresa bem administrada
promove um ambiente colaborativo, onde cada funcionário contribui
com as suas competências específicas.
Uma cultura empresarial saudável sabe que se seus
funcionários estiverem satisfeitos e forem bem-sucedidos em sua
vida profissional e pessoal, eles geram resultados positivos e
aumentam a capacidade de criar. Profissionais que se sentem
acolhidos, têm autoestima elevada e procuram contribuir com suas
ideias para trabalharem em equipe, promovendo uma consciência
coletiva.
Levando em conta este cenário, é impossível separar a vida
pessoal da profissional. O gestor consciente tem a capacidade de
entender que os seus funcionários estão sob suaresponsabilidade.
Assumindo ou não, o funcionário é indivíduo que mantém uma vida
fora dos domínios da empresa. Para que todas as engrenagens rodem,
é preciso valorizar o capital humano que está a seu lado. Um dos
principais elos para que isso aconteça é a saúde física e mental de
seus funcionários e de seus dependentes. O que é preciso acreditar
é que o plano de saúde conveniado pelos empresários gera um retorno
muito maior do que o valor investido. Além disso, uma empresa
consciente entende que pessoas saudáveis não necessitam de cuidados
médicos. Portanto, criar uma cultura saudável, com ações
preventivas, evita os gastos com despesas médicas e
absenteísmo.
Muitas companhias já adotam a prática saudável entre seus
funcionários, com apoio da operadora de saúde, que divulga práticas
de prevenção de doenças e de respeito no ambiente de trabalho. Se
considerarmos essa ação e ainda ampliar os benefícios para os
familiares dos funcionários, o resultado é muito mais tangível.
Sendo assim, é essencial que proporcionem as melhores condições
para que seus profissionais possam se concentrar nas atribuições
confiadas pela empresa. Afinal, quem consegue manter a
produtividade com um filho ou pai doente em casa? Pior ainda se
esta pessoa estiver desamparada ou tendo que enfrentar longas filas
de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Então, se você, empresário, pensa que custos com planos de
saúde é um investimento desnecessário, peço que reavalie. Empresas
são formadas por pessoas, delas depende o lucro e o sucesso do seu
negócio. Se bem administrada, a despesa com saúde pode ser uma
ferramenta expressiva de aumento de produtividade e retenção de
talentos. Famílias saudáveis atraem resultados positivos.
Funcionários felizes produzem infinitamente mais. Não pense apenas
nos gastos, pense no que a sua atitude em se preocupar com o
bem-estar do seu funcionário e da sua família pode trazer de
benefícios para o seu negócio no presente e no futuro. Valorize
cada talento que você tem em suas mãos – é ele que vai manter sua
empresa viva.
Ernani Parise
Presidente da Best Life Saúde
Presidente da Comissão de Direito da Saúde da
OAB-Butantã
Diretor da ANAB-Associação Nacional das Administradoras de
Benefícios