Além do salário, que tipo de benefício
você gostaria que sua empresa lhe oferecesse? Embora a maioria das
organizações, entre aquelas que concedem algum extra ao
trabalhador, ofereça o trivial, como plano de saúde (98%),
vale-refeição e vale-transporte (ambos com 92%), conforme
levantamento da Hays, líder mundial em recrutamento e seleção
especializada, há empresas que utilizam outros atrativos para
conseguir os melhores profissionais e mantê-los no seu quadro. A
Coca-Cola Femsa Brasil, por exemplo, oferece academia de ginástica
nas instalações da empresa em Itabirito, na região Central do
Estado, além de massagista.
O Sicoob Credicom oferece curso de
finanças pessoais. E o Centro Universitário Una custeia parte de
cursos de graduação, pós e de idiomas.
Diretora da Tecer Liderança, a
especialista em recursos humanos Sonia Jordão observa que
funcionários felizes trabalham melhor e, logo, contribuem para a
lucratividade da empresa.
Para a diretora da Hays, Caroline
Cadorin, a cesta de benefícios é importante em diferentes momentos
e de diversas formas para as empresas, como ferramenta de atração
de talentos e de retenção dos mesmos. “Em períodos como os que
vivemos, em que os salários foram enxugados e os profissionais
sentem o impacto de poucos aumentos salariais e até mesmo
promoções, investir na utilização de benefícios pode ser uma
alternativa para o sucesso das negociações”, diz.
A maior parte das empresas
entrevistadas pelo levantamento “Sinais da Gradual Recuperação do
mercado de trabalho”, da Hays, não implementou novos benefícios no
ano passado, num total de 67%. O motivo, conforme Caroline Cadorin,
foi o período de crise, que faz com que as empresas busquem a
redução de custos.
Apesar do período econômico pouco
favorável na economia, ela observa que existe um esforço grande em
manter a cesta de benefícios. “E isso é feito muitas vezes por meio
de renegociação com fornecedores, troca de alguns deles etc.”,
ressalta Caroline.
Os especialistas da área de recursos
humanos das empresas ouvidos pela reportagem destacam que, fora a
atração de profissionais de maior qualidade, os benefícios
ofertados ajudam no engajamento e na redução de faltas, em especial
quando tem relação com os cuidados com a saúde, como ginástica
laboral, academia, alimentação oferecida pela empresa, além de
planos de saúde e odontológico.
Volta. Especialista em auditoria farmacêutica
da Unimed Federação Minas, Fabiana Dutra conta que trabalhou na
operadora de 2011 a 2013. “Saí e retornei em 2015. Além do bom
plano de saúde, um dos atrativos é o Gympass (um plano de benefício
corporativo que permite frequentar academias), no qual tenho acesso
a várias modalidades de atividades em todo o país. Eu pago um valor
muito acessível. É um incentivo para os funcionários cuidarem da
saúde”, diz. Ela também aponta o bom ambiente de trabalho. “Isso é
importante”, conclui.
Ações devem variar de acordo com
perfil
A definição dos benefícios adotados
pelas empresas, além dos tradicionais, varia de acordo com a área
de atuação da companhia, perfil dos profissionais e cargo, segundo
a especialista em recursos humanos Sonia Jordão. “Numa empresa com
muitas mulheres, um auxílio-creche é mais útil. Numa indústria, ter
o café da manhã pode ser um benefício mais apropriado”, analisa. Na
pesquisa da Hays, feita com quase 3.000 profissionais, verificou-se
que o benefício mais valorizado é o plano de saúde, mencionado por
92%, seguido por flexibilidade de horário (67%) e
vale-alimentação/vale-refeição (60%).
Levantamento feito pelo Ibope
Inteligência, em 2017, mostrou que, para 95% dos brasileiros
entrevistados, o plano de saúde é um dos critérios mais importantes
para escolher um emprego.
Para a diretora da Hays, Caroline
Cadorin, os benefícios mais tradicionais continuam sendo
importantes na percepção dos profissionais. “Estamos falando de
produtos que oferecem tranquilidade ao trabalhador e fazem com que
parte de suas despesas seja custeada pela empresa”, observa.
Gerente de capital humano do Mercantil do Brasil, Márcio Ferreira
diz que a assistência médica é um dos benefícios mais apreciados
pelos colaboradores. “É um serviço que atende a uma necessidade”,
frisa