Corretor de seguros há apenas dois
anos, o paulista Jezer Cavalcante, da JSEG Corretora e Consultoria
de Seguros, não demorou para descobrir e colocar em prática algo
muito popular em todos os segmentos de vendas: o cross-selling.
Logo que concluiu o curso da Escola Nacional de Seguros, o corretor
percebeu que valia muito mais a pena vender mais produtos para uma
mesma pessoa da sua prória base do que perder tempo indo atrás de
novos clientes. “Por que eu vou perder tempo buscando mais clientes
enquanto ainda posso vender mais para os clientes que eu já
tenho?”, questiona.
Satisfeito com os resultados que vem
alcançando, Cavalcante revela que sua tática é simples e costuma
gerar bons frutos. “Sempre que faço uma venda para um novo cliente,
procuro perguntar muito e anotar tudo, para, mais tarde, ir
apresentando novas ofertas, novos produtos. Aproveito o momento em
que pego dados para preencher o perfil para saber a profissão da
pessoa, a idade, se é casado ou tem filhos, entre outras coisas”,
conta.
Com essas informações, ele planeja a
estratégia para cada cliente e passa a oferecer produtos que possam
interessar, de acordo com o perfil. Se, por exemplo, a pessoa
estiver contratando um seguro de automóvel para o carro da empresa,
Cavalcante aproveita a oportunidade para falar sobre a importância
do seguro empresarial. No caso de um pai de família, ele procurar
explicar para o cliente sobre o seguro de vida. “Trabalho com o
conceito de proteção financeira e procuro me apresentar dessa
forma, como um consultor especializado em proteção”, afirma.
Cavalcante lembra que muitas vezes o
cliente não sabe o que o corretor faz, e por isso sempre faz
questão de explicar que trabalha com diversos produtos e segmentos.
“Muita gente acha que o corretor só trabalha com seguro de
automóvel ou só com saúde, então sempre faço questão de falar sobre
os segmentos em que atuo e também divulgo isso nas redes sociais
também”, diz o corretor paulista.
Atuando dessa maneira, Jezer
Cavalcante destaca que vem conseguindo fechar bons negócios e
satisfazer seus clientes. “Dias atrás vendi sete produtos para o
mesmo cliente. Ele me procurou porque queria contratar um seguro
para o carro da empresa. Acabou fechando também o carro pessoal, o
seguro da empresa, o residencial, o vida e um seguro saúde”,
lembra, completando em seguida: “Ele ficou bem satisfeito e ainda
me apresentou mais dois amigos”.