Andreia de Cassia Garcia Paterniani é
formada em Processamento de Dados, com Pós-Graduação em
Administração de Empresas pela FAAP (Fundação Armando Alvares
Penteado) e com especialização em Estratégia de Negócios
Internacionais pela FGV. A executiva conta com mais de 20 anos de
experiência na área de seguros, especialmente em Sinistros,
implantando diversos processos de inovação tecnológica em serviços
e estratégia de atendimento personalizado aos clientes e
corretores. Durante a carreira também já ocupou a liderança em
carteiras como Transportes, Afinidades e áreas como Salvados e
Resseguros.
Andreia de Cassia Garcia
Paterniani conversou com o CQCS e falou sobre a área de
Sinistro da seguradora e suas novidades. Confira!
CQCS: Qual sua avaliação do
mercado de seguros? O atual cenário
político-econômico impôs alguns desafios para o mercado. Ainda
assim, a perspectiva é de que o setor de Seguros vai crescer em
2017. É claro que esse crescimento deve ser menor do que observamos
desde 1994, mas ainda assim, mesmo que não atinja os dois dígitos
percentuais, será muito superior à meta de 0,34% de crescimento do
PIB, estimada pelo Banco Central. A perspectiva da Sompo é de
alcançar crescimento de 14% em 2017. Cheguei à companhia já tomando
conhecimento dos muitos projetos em andamento para dar suporte a
esse crescimento.
CQCS:Quais os principais
desafios em gerir a área de sinistro da Companhia? A
área de sinistros da Sompo conta com uma equipe numerosa. Isso
porque esse é um setor que tem de atender a todos os ramos de
seguros. A Sompo faz um trabalho bastante significativo em sua
comunicação interna no sentido de integrar e engajar seus
colaboradores em suas políticas e práticas. A companhia quer ser
reconhecida como a seguradora com as melhores soluções em seguros.
E o foco na qualidade do serviço prestado ao cliente é essencial
nesse processo. Isso só é possível com uma equipe de colaboradores
focada nesses objetivos. Nós orientamos nossa equipe a realizar as
tarefas do dia a dia e tomar as decisões, pensando em solucionar da
melhor maneira possível, as necessidades dos corretores e
segurados. Afinal, a área de Sinistros tem de tratar do momento em
que o segurado está mais sensível, porque passou pela experiência
que levou ao sinistro. É claro que a companhia tem metas bastante
desafiadoras de crescimento nos próximos anos. Para isso, também
acompanhamos o crescimento da companhia, mas sempre sem perder a
atenção no cliente.
CQCS:Quais são as apostas da
Sompo para a área de sinistros? Todos na companhia
estão com a demanda de buscar inovação sempre. Seja na melhoria de
processos, na proposta de novidades etc. Na minha área,
especificamente, estamos trabalhando para conhecer ainda mais o que
o cliente espera em termos de serviços, para em seguida, fazer o
exercício de olhar para dentro de casa e verificar o que pode ser
melhorado, quais novidades podem ser implementadas, entre outros. É
muito comum as equipes das companhias tentarem adivinhar o que o
cliente quer. Esse é um olhar de dentro para fora. O que queremos é
fazer o exercício de adotar a visão de fora para dentro. É a
prática que citei antes de olhar a situação sob a ótica do cliente.
Isso porque, a área de Sinistros tem de estar sempre de prontidão
para prestar apoio no momento do sinistro, que é bastante delicado.
Não adianta implementarmos novidades que não atendam ao cliente. De
que adianta investirmos num atendimento digital ou digital
humanizado se, no momento do sinistro, o cliente quer efetivamente
falar com alguém? Isso não quer dizer que ignoramos determinadas
soluções ou que não vamos utilizá-las. Os recursos estão à
disposição e podem contribuir demasiadamente para conquistamos mais
produtividade, qualidade, além de contribuir com a redução de
custos. Mas é preciso um trabalho de inteligência para compreender
para quais procedimentos e práticas cada um dos canais de
comunicação serão utilizados e quais perfis de corretores de
seguros e segurados eles irão atender.
CQCS:Qual o diferencial da
Sompo no processo de regulação de sinistro? A Sompo
tem, entre seus principais diferenciais, a rapidez na solução do
sinistro. Conseguimos imprimir em nosso trabalho a capacidade de
sermos ágeis, atenciosos e prestativos na solução dos
sinistros.
CQCS:Quais processos de
inovação a Sompo vem realizando para otimizar o tempo do Corretor
de Seguros? Temos uma base de mais de 23 mil
corretores ativos. Dessa forma, trabalhamos com uma gama bastante
diversa de profissionais com diferentes perfis. Tanto é que
contamos com uma área específica de relacionamento com o corretor
que dá suporte para cada iniciativa ou processo de melhoria.
Estudamos as demandas dos diferente públicos dentro do nosso
universo de corretores e notamos que podemos melhorar ainda mais o
dia a dia e o relacionamento entre seguradora e corretores
implementando novas soluções em nossos canais de atendimento. Já
estão em andamento novidades que logo estarão ativas no Portal do
Corretor, também teremos mais novidades no Portal do Segurado, para
que o corretor não tenha que dedicar tempo a pequenos trâmites de
seus clientes, quando deveria estar fazendo negócios. A ideia é
sempre nos anteciparmos às fases do sinistro para que, quando uma
eventualidade ocorra, nossa equipe já esteja pronta para prestar o
melhor atendimento para o pronto restabelecimento da
normalidade.
CQCS:No atual momento
econômico quais segmentos o Corretor deve estar
atento? A todos. O corretor tem hoje não só o desafio
de expandir sua carteira. Uma parte importante de seus esforços têm
de ser dedicados a atender a carteira atual para que não haja perda
de clientes. Por isso é importante os corretores conhecerem as
soluções disponíveis no mercado. Com isso, é possível abrir novas
frentes de negócios nos clientes que já fazem parte da carteira e
que já confiam na competência do corretor. Além disso, o corretor
conhece o perfil de seu cliente. Sabe se é solteiro ou casado; sua
atividade profissional, bem como os bens e direitos que compõem seu
patrimônio. Por que não, então, se valer desse conhecimento para
estudar e propor soluções de seguros que podem ser importantes para
esse cliente. Detalhe: muitas vezes o cliente sequer sabe da
existência de alguns dos produtos que podem lhe ser propostos. Essa
é uma atitude que pode ajudar o corretor a fidelizar sua base de
clientes e ainda expandir sua carteira de produtos e seu
faturamento.
CQCS:Quais ramos a Companhia
pretende expandir sua atuação? A companhia já vem
expandindo sua atuação em todos os ramos de seguro em que atua.
Desde o início do ano passado até o mês de junho deste ano, já
foram lançados produtos nos ramos Automóvel, Vida, Transporte, RE
Massificados e RE Corporativo, além de Saúde. Um deles, por
exemplo, tem uma história bem interessante. É o seguro Equipamentos
de mobilidade, que indeniza o custo com reparos ou reposição de
equipamentos tais como cadeiras de rodas, triciclos com propulsão
pelas mãos e próteses em caso de acidentes de causa externa, a
exemplo de quedas, impactos, colisões, desabamentos,
atropelamentos, assaltos à mão armada etc. Esse é um produto fruto
das iniciativas do Grupo de Inovação, da Sompo no Brasil. Nós somos
a única subsidiária da companhia que conta com uma solução voltada
a Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, a exemplo
de idosos, que necessitam de equipamentos de tecnologia assistiva.
Além disso, esse é o primeiro produto com essas características a
ser lançado no Brasil. Veja que interessante é essa iniciativa.
Estamos não só criando um produto. Ao disponibilizar esse produto,
estamos olhando para um público que, até então, não tinha algumas
de suas necessidades essenciais para seu bem-estar, assistidas pelo
mercado de seguros. Isso é uma oportunidade de negócio? Sim. Mas
também é uma ação transformadora.
CQCS:Por favor, deixe uma
mensagem aos corretores de seguros. A Sompo tem a
política de Portas Abertas como sua característica mais conhecida.
Continuamos com essa política. Mas agora nossas portas agora são
muitas. Já extrapolamos a fronteira das portas físicas. Isso porque
nossos investimentos são para que possamos trazer inovações que
abram as diferentes portas e que façam com que o contato com o
corretor seja imediato. As novidades que já implementamos e as que
estão por vir vão tornar os processos mais ágeis, vão facilitar aos
corretores a gestão de seu dia a dia junto à seguradora, mais
imprimir condições para que o corretor possa ser mais assertivo no
atendimento de seus clientes, entre outras vantagens.