Em parceria com a FGV, executivos da
Companhia explicaram aos jovens os potenciais de um setor
promissor
Como parte da parceria fechada com a
Fundação Getulio Vargas (FGV), que visa fomentar a cultura do
seguro no Brasil entre jovens e universitários, a Tokio Marine, uma
das maiores seguradoras do País, preparou em sua sede, em São
Paulo, um evento com palestras de executivos da Companhia para 17
alunos de MBA da Universidade de Innsbruck, na Áustria. O objetivo
foi apresentar como funciona o mercado de seguros no Brasil e o
grande potencial desse setor, além de mostrar um pouco a estratégia
de negócios da Tokio Marine.
“O segmento de seguros tem um amplo
espaço para crescer no país, visto que já representa 6,5% do nosso
PIB. Assim, precisamos trazer talentos para esse nicho. A visita
desse grupo, formado por estrangeiros interessados nas
possibilidades do mercado brasileiro, foi bastante importante na
medida em que pudemos passar dados bastante atraentes desse
mercado, além de tirar diversas dúvidas sobre seu funcionamento, já
que se trata de um segmento bastante complexo” afirma Masaaki
Itakura, Diretor Executivo de Estratégia Corporativa da Tokio
Marine.
Para entrar no clima do encontro,
Itakura iniciou sua palestra contando um pouco sobre a Tokio Marine
no mundo. Mostrou aos estudantes austríacos a meta agressiva da
Holding de, desde o ano 2000, investir pesado nos negócios
internacionais, incluindo as iniciativas no Brasil. Nesse cenário,
o grupo conseguiu que seus negócios internacionais passassem de 30%
de seu faturamento total, em 2002, para 43% em 2016.
Ao abordar o mercado segurador do
Brasil, o Diretor Executivo explicou aos jovens que sempre houve um
crescimento do setor maior do que a inflação, mas que, em 2015 e
2016, esse número passou a ficar abaixo. A crise econômica que o
País enfrenta foi o principal fator desse resultado. “De toda
forma, já vemos um movimento positivo nesse sentido já para 2017.
Estamos confiantes de que, neste ano, teremos uma retomada no
desenvolvimento do setor, voltando a crescer acima da inflação”,
diz Itakura.
O executivo finalizou sua participação
no evento apresentando a Tokio Marine no Brasil. Os alunos da
Universidade de Innsbruck conheceram a Companhia, que é a 3ª maior
operação do grupo, a 5ª maior seguradora do mercado brasileiro
incluindo bancos¹ e a 2ª maior seguradora do mercado brasileiro
excluindo bancos². Em 2016, a Empresa, no Brasil, emitiu mais R$
4,11 bilhões em prêmios. Além de prestar serviços para 23 mil
Corretores e Assessorias e possuir 1.700 Colaboradores distribuídos
em 72 Unidades de Negócios, a Tokio Marine está presente em todas
as regiões do Brasil, o que garante um excelente atendimento em
todo o território nacional. “Nós somos uma corporação com soluções
completas para todos os segmentos. Desenvolvemos os nossos produtos
em cima das necessidades mais específicas de nossos Clientes e
contamos com um time de Colaboradores, Corretores e Assessorias
extremamente preparado para atender às expectativas dos
consumidores em todas as esferas do nosso negócio”, conta o
Diretor.
Um dos pontos que Itakura destaca para
o sucesso interno da Companhia é a atenção a esses Colaboradores.
“Pessoas são a chave para um bom negócio”, afirma. Com índice de
satisfação de 91%, os funcionários da Tokio Marine são engajados e
motivados com treinamentos, reconhecimento e flexibilidades de
horário e agenda. Há, além disso, uma preocupação constante da
Seguradora de entender em quais aspectos pode se aprimorar para
oferecer um ambiente ainda mais satisfatório. O mesmo empenho se
aplica para o índice de satisfação de Clientes e Corretores da
Empresa, que já chega a 98%.
“O seguro é um produto intangível, não
palpável. O papel de uma seguradora é garantir segurança e
tranquilidade para as pessoas. Então, buscamos cada vez mais
angariar parceiros, como a FGV, para nos ajudar a disseminar esse
nosso core business e mostrar que o mercado de seguros está maduro,
pronto para assumir ainda mais desafios e crescer continuamente”,
diz o Diretor Executivo.
Após a palestra de Masaaki Itakura, os
estudantes fizeram um tour pelas instalações da Seguradora e
conheceram as áreas de negócios da Companhia e seus gestores, que
explicaram a eles brevemente como funciona cada um dos braços da
Empresa. Para finalizar um dia cheio de aprendizados, o Presidente
José Adalberto Ferrara sentou com os jovens para um bate-papo
descontraído. Ferrara contou sobre seus anos de trabalho na
Companhia, suas conquistas pessoais e a alegria e satisfação de
fazer parte de uma Empresa que contribui tanto para o
desenvolvimento de um mercado tão importante para o Brasil.
“Gostaria de endossar as palavras de
Itakura e agradecer imensamente à Fundação Getulio Vargas pela
oportunidade que temos de atingir um público tão específico, que
não conseguiríamos sem essa parceria. Expor para esses jovens todo
o potencial de um segmento que representa tanto para o Brasil e
fazer mentes brilhantes enxergarem o setor de seguros como um
possível mercado de trabalho é uma conquista para a Tokio Marine”,
comenta o Presidente da Companhia.