Alguns consumidores da Eletropaulo receberam
na conta de luz a cobrança de seguros de vida ou odontológicos que
não haviam contratado. O alerta foi feito na semana passada pela
Fundação Procon-SP. Nesta sexta-feira (3), o órgão de defesa do
consumidor informou que todos os valores cobrados indevidamente
serão devolvidos em dobro.
O acordo foi fechado ontem entre o
Procon-SP e representantes da distribuidora de
energia AES
Eletropaulo e da seguradora MetLife, e divulgado
agora.
As empresas disseram que suspenderam
as vendas e cobranças destes produtos e forneceram telefones para
os consumidores pedirem informações e cancelamentos:
AES Eletropaulo: 0800 724 5678
(atendimento todos os dias, das 8h às 20h) MetLife: 0800 746 3420
(atendimento todos os dias, 24h)
A distribuidora AES Eletropaulo atende
a capital paulista e outros 23 municípios da região metropolitana
de São Paulo.
Cobrança na conta Caso o consumidor
note a presença de alguma cobrança ou código não identificado em
sua conta, deve procurar imediatamente a concessionária de energia
para esclarecer o motivo da cobrança, de acordo com o Procon-SP.
Constatado o erro, ele deve formalizar reclamação junto à empresa e
anotar o número de protocolo.
Se não conseguir resolver a situação
diretamente com a empresa, o caso deve ser levado ao Procon.
O Procon-SP alerta, ainda, que os
consumidores que já tiverem pago alguma conta com cobranças
indevidas têm o direito de pedir o dinheiro de volta. O Código de
Defesa do Consumidor prevê que cobranças indevidas devem ser
devolvidas em dobro, acrescidas de juros e correção monetária.
Além disso, o consumidor também pode
ingressar com ação na Justiça pleiteando danos morais e materiais,
segundo o órgão.
Erro levou à cobrança indevida Em
nota, a AES Eletropaulo informou que a MetLife, empresa responsável
pela venda do plano odontológico, disponibilizou dados equivocados
sobre as vendas de seu produto, o que causou a cobrança indevida.
Foram identificados cerca de mil casos ao longo desta semana,
segundo a concessionária de energia.
“Assim que tomou conhecimento da
situação, imediatamente, a AES Eletropaulo exigiu da MetLife a
suspensão da venda do produto e interrompeu a cobrança do plano
odontológico na conta de luz. Também reforçou junto aos seus
atendentes os procedimentos para resolução dos problemas que vierem
a ser relatados”, afirmou a distribuidora em nota.
A MetLife confirmou, também em nota,
que um problema operacional causou a cobrança equivocada de seguros
para um grupo de clientes da AES Eletropaulo. A empresa afirmou que
entrará em contato com esses clientes para certificar-se da adesão
aos produtos e evitar novas ocorrências.
A operadora de seguros informou,
ainda, que reembolsará aqueles que não reconhecem a contratação do
produto.
Aneel permite taxa na conta de luz A
Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), por meio da resolução
normativa 581/2013, permite a cobrança de seguro de vida e
odontológico e outras atividades acessórias na conta de luz. No
entanto, a cobrança só pode ser feita com aprovação prévia do
consumidor por escrito ou por outro meio em que possa ser
comprovada.
“É vedado à distribuidora utilizar
faturas apartadas, boletos de oferta ou qualquer meio que possa
implicar em suposta aceitação automática de cobranças pelo
consumidor”, diz a resolução da Aneel.