O corretor de seguros é responsável
direto pelo fato de o mercado brasileiro ser visto como o mais
interessante do mundo. Aqui, a empresa encontra uma ampla rede de
distribuição já pronta. Não existe isso em qualquer outro lugar do
planeta. A afirmação foi feita pelo novo presidente da HDI Seguros,
Murilo Setti Riedel, ao participar do programa “Bate Bola”, sendo
entrevistado pelo diretor Executivo do CQCS, Gustavo Doria
Filho.
Segundo ele, a parceira com os
corretores de seguros foi um dos pilares do rápido e consistente
avanço da HDI no Brasil. A companhia, ainda utilizando a marca
Hannover, era uma seguradora pequena, com foco nos riscos
industriais, em contas mundiais, e atuação concentrada na Região
Sul do Brasil.
Quando os acionistas alemães
aceitaram a proposta de expansão da sua operação no País, os
corretores de seguros tiveram um papel preponderante no projeto.
“Em 2006, compramos a HSBC Seguros, que já tinha presença nacional,
embora fosse uma companhia do mesmo porte da HDI. Aproveitamos essa
distribuição nacional e a capacidade instalada para abrir filiais
em todo o Brasil”, explicou o executivo.
Ele acrescentou que, hoje, a HDI
conta com a parceria de cerca de 20 mil corretores de seguros, 1,4
mil funcionários e 72 filais, e contabiliza 4,2 milhões de
segurados, 500 mil residências protegidas. “Somos a 5ª seguradora
do ranking. A gente olha isso e sente orgulho, muita energia e
alegria”, comentou Murilo Riedel.
Para o presidente da HSI, essa
sinergia com os corretores será ainda mais essencial em 2017, ano
que, na visão dele, será repleto de “desafios complicados”, com
pouca possibilidade de recuperação na indústria automobilística,
desemprego ainda em alta e falta de crédito.
Riedel advertiu que, nesse
contexto, será preciso “trabalhar mais, fazer ajustes internos,
aumentar a produtividade e a eficiência e investir forte na
informatização” para superar os obstáculos que virão pela frente.
“Será preciso um esforço adicional de trabalho, investimento e
muito esforço”, observou.
Ele disse ainda que o corretor deve
mesmo buscar a diversificação para manter seu espaço no mercado.
Contudo, lembrou que a diversificação, apontada por muitos como a
solução para todos os problemas da categoria, nem sempre é “tão
simples”.
De acordo com o presidente da HDI,
para diversificar com sucesso, é preciso conhecer muito bem a
operação, como a maioria dos corretores conhece no caso da carteira
de automóveis. “No ramo auto, o nível de conhecimento é
impressionante. Por isso, entendo que não é tão simples a
diversificação. Isso requer de todas as partes preparo e
investimento”, concluiu.