O Clube dos Corretores de Seguros
de São Paulo (CCS-SP) recebeu, em almoço realizado no último dia 7,
a diretoria da Dekra. Acompanhando o presidente
da empresa, Mario Cássio Vieira Marques Maurício
(foto), participaram do evento o diretor de operações,
Leonardo Ianegitz, o supervisor Operacional, Anderson Ribeiro, e
José Roberto Macéa, presidente da Jopema, empresa do grupo
Dekra.
Durante apresentação, Mario
Maurício frisou o avanço da companhia nos últimos anos. Das
vistorias em papel, que geravam cerca de dois milhões de
laudos físicos e consumiam uma média de 15 dias para a
conclusão do processo, a empresa saltou para as vistorias online,
realizadas em tempo real por meio de PDA, com o uso do sistema
Android. Batizado de SMART, o novo conceito é adaptável ao sistema
de vistoria das seguradoras.
Segundo o executivo, a solicitação
de vistoria é recebida pelo vistoriador de acordo com o
CEP da região onde se encontra e, depois de realizada, é
transmitida e liberada por meio online. O SMART é modular,
permitindo que eventuais alterações sejam efetuadas enquanto o
sistema está em funcionamento, e também rastreável por GPS.
Uma novidade apresentada pela
companhia é o Check In, sistema de autoatendimento em que o cliente
realiza a própria vistoria. Trata-se de uma máquina que
vistoria o veículo por meio de câmeras suspensas em uma cobertura a
partir do acionamento do cliente, no período de 15 minutos.
Atualmente, três equipamentos estão em funcionamento nas
dependências das seguradoras Porto Seguro, Bradesco e Yasuda
Marítima.
Melhorias na
vistoria
Um dos maiores desafios da
vistoria, segundo Mario Maurício, é a divergência de nomenclaturas
entre seguradoras, sobretudo aquelas que nomeiam modelos de
veículos. Para solucionar a questão e agilizar o processo, a
empresa está finalizando o TUD (Tabela Única de Veículos Dekra).
Outra medida foi a adoção do agendamento de vistoria, que reduziu
em 30% o tempo médio de execução do serviço.
Um dos maiores ganhos em
produtividade para a Dekra foi a redução de 30% das vistorias
frustradas, em que o vistoriador não consegue concluir o serviço.
No caso das vistorias sem agendamento, a redução foi ainda maior,
atingindo 50%, graças ao serviço de cadastramento realizado pelos
corretores.
Hoje, de acordo com Mario Maurício,
cada vistoria é concluída em 1,2 dia, mas a meta é realizar em
menos de um dia. “Foi um ganho de tempo importante, porque os
deslocamentos para vistorias representam o percurso de 4,5 milhões
de quilômetros por mês, ou 35 quilômetros por vistoria”, disse o
presidente.
Vantagens para
corretores
A companhia firmou uma parceria com
a rede de postos Ipiranga para estender os benefícios do programa
“Quilômetros de Vantagens” exclusivamente aos corretores de seguros
que agendam vistoria por meio do site.
O executivo explicou que os
corretores pontuam no programa de acordo com o tipo de vistoria
agendada. A soma dos pontos oferece descontos ou trocas, como
ingressos para cinema, refeições delivery, bônus em hotéis, entre
outros. Segundo ele, a empresa já distribuiu mais de 200 mil km e
pretende chegar 10 milhões de km neste ano.