A venda de Consórcios é realmente
um grande desafio. Alguns especialistas dizem que todos aqueles que
vendem ou já venderam Seguros de Vida, Anúncios em Páginas Amarelas
e Consórcios são sem dúvida campeões de vendas. E eu concordo. Não
porque esses produtos sejam ruins, pelo contrário, são inclusive
muito bons, mas é que o apelo de venda é um pouco diferente, pois
nesses serviços o cliente compra uma expectativa, às vezes um pouco
demorada, de que aquele serviço de fato é bom e necessário. Ë
mais ou menos assim: você compra o produto não o utiliza
imediatamente e dificilmente conseguirá enxergar suas vantagens no
curtíssimo prazo.
Mas nossa missão é vender e, no
caso específico dos Consórcios, acredito que a primeira coisa que
todo bom profissional de vendas deva fazer para conseguir melhores
resultados é conhecer bem o seu produto e os dos seus concorrentes
diretos e indiretos, como os financiamentos, por exemplo. Além
disso, é fundamental o conhecimento básico em matemática
financeira, pois muitas vezes terá de fazer contas para mostrar aos
clientes que a Cota de Consórcio é a melhor solução. Mas não se
assuste. Nada que não possamos aprender.
Feito isso, o principal desafio
agora passa a ser a prospecção e as abordagens de venda.
Minha dica é que você procure pelo MAN, ou seja, aquelas pessoas
que tem Moeda (dinheiro) para comprar; Autoridade para decidir pela
compra e Necessidade em adquirir o Consórcio. Geralmente o melhor
público alvo são aqueles que não estão com tanta pressa em
conseguir o bem e veem no Consórcio um bom investimento.
Para abordar os MAN, você deverá
utilizar técnica, do contrário receberá muitos nãos. Portanto, aí
vai uma dica:
- Foque uma necessidade do
cliente e não o produto – Ao invés de você fazer suas
abordagens falando em consórcio, prefira perguntar sobre como o
possível cliente costuma investir seu dinheiro, se ele já possui
casa própria ou qual o planejamento que ele vem fazendo para trocar
de carro. Quer ver a diferença? Qual dos dois exemplos de abordagem
que seguem abaixo você acredita que desperta maior interesse no
cliente em querer lhe ouvir:
“O senhor tem interesse em adquirir
um consórcio?”
Ou
“Sr. Fernando, qual tipo de
planejamento financeiro o senhor vem fazendo para futuramente
trocar o seu veículo?”
Perceba que no segundo exemplo,
além de não mencionar o produto, você faz uma pergunta aberta,
obrigando o seu interlocutor a lhe dar alguma resposta que, mesmo
não sendo o que você esperava, fará com que vocês possam falar
sobre o assunto. Além disso, posso garantir que toda vez que você
aborda já oferecendo o seu produto, as objeções aparecem mais
facilmente, pois o possível cliente associará sua oferta com apenas
gastar dinheiro e não como uma alternativa interessante.
Conseguindo o diálogo, agora você
deve continuar sua entrevista de venda mostrando como o Consórcio é
um excelente produto. Aí é com você.
Sucesso e boas vendas!