A
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspende a partir deste
sábado (16/08) a comercialização de 123 planos de saúde de 28
operadoras por desrespeito aos prazos máximos de atendimento e por
negativas indevidas de cobertura. Esse é o resultado do 10º ciclo
do Monitoramento da Garantia de Atendimento, medida existente desde
o final de 2011 que visa a solução ágil dos problemas de
assistência ao beneficiário de plano de saúde. Há hoje 50,7 milhões
de consumidores com planos de assistência médica e 21 milhões com
planos exclusivamente odontológicos no país.
Em contrapartida, a ANS está
autorizando a reativação no sábado de 104 planos de 34 operadoras
que tinham a comercialização até então suspensa, já que houve
comprovada melhoria no atendimento ao cidadão nos últimos três
meses. Desde o início do programa, 991 planos de 141 operadoras já
tiveram as vendas suspensas. A medida é aplicada com base nas
reclamações recebidas nos canais de relacionamento da agência
reguladora (Disque ANS, portal da ANS e 12 núcleos da ANS
existentes nas cinco Regiões do país).
Neste 10º ciclo, foram recebidas
13.009 reclamações. A todas elas foi aplicada pela ANS a mediação
de conflitos entre consumidores e operadoras de planos de saúde. O
objetivo é a resolução das reclamações de origem assistencial em
até cinco dias úteis pelas operadoras.
“Monitoramos de forma permanente as
reclamações dos consumidores junto aos canais de relacionamento da
ANS. Com a mediação de conflitos, estamos induzindo as operadoras a
solucionar os problemas de forma ágil. Portanto, é fundamental que
os consumidores relatem à Agência as dificuldades que não tiverem
sido solucionadas por suas operadoras", ressalta o
diretor-presidente da ANS, André Longo.