Ambulatório de Piracicaba utiliza sistema
da Wireline desde 2011. Dados gerados servem para aprimorar sistema
online de agendamento e procedimentos
O
Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Dr. Oswaldo Cambiagui,
de Piracicaba (SP), é um dos exemplos de que instituições de
atendimento inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS) estão
investindo mais em tecnologia da informação para aprimorar a gestão
e o atendimento. Administrada em regime de Organização Social de
Saúde (OSS) pela Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp),
ligada à Universidade Estadual de Campinas, a unidade registra
todas as informações dos pacientes em um sistema de gestão
hospitalar.
A fornecedora do ERP é a Wareline,
empresa especializada em softwares de gestão hospitalar. O sistema
– e seus módulos auxiliares, que incluem integração com sistemas
governamentais, gestão de suprimento, faturamento, agendas e
prontuário eletrônico – é alimentado com dados cadastrais dos
pacientes, resultado de exames laboratoriais, condições prévias de
saúde etc.
A unidade é especializada em
cirurgias de pequena e média complexidade em ortopedia,
oftalmologia e cirurgia geral. São cerca de 110 funcionários para
uma média de 70 usuários ativos do sistema.
O processo de implantação começou em
2011, e aperfeiçoou não só os processos administrativos, mas também
o atendimento aos pacientes. Isso aconteceu porque, segundo Paulo
Ferraz, do departamento de tecnologia da informação da AME, a
disponibilização das informações em tempo real permitiu que os
profissionais de saúde ganhassem tempo, uma vez que o histórico
completo do paciente está a alguns cliques de distância.
Relatórios, estatísticas e índices
também são fornecidos pela ferramenta e auxiliam na tomada de
decisões mais rápidas e precisas. O sistema grava o tempo de início
e fim dos atendimentos, com cálculos em tempo real de quanto cada
médico leva para fazer diferentes tipos de atendimento, gerando
números que podem ser utilizados para melhorar os
agendamentos.
Todos os AMEs administrados pela
Funcamp - Limeira, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista e Rio Claro –
estão usando o sistema da Wireline, que venceu um processo
licitatório.
Implantação
Segundo Ferraz, a ferramenta é de
fácil utilização, e não exigiu que a instituição mudasse a rotina
de atendimento. A ferramenta da Wireline, pré-formatada, permite a
adaptação às rotinas individuais, explica o técnico. Além disso, a
implantação contou com a sugestão de cada uma das áreas da unidade,
o que criou um sistema de tela única com guias, facilitando o uso.
Houve ainda um esforço da unidade em convencer e engajar médicos e
enfermeiros a fazer os registros eletrônicos, considerando a
importância e os benefícios do sistema.
“Tivemos problemas? Sim. Mas o foco é
ter um projeto adequado. Se o provedor de serviço não tiver uma
visão de onde quer chegar, não vai chegar a lugar nenhum”, pondera
Ferraz. “A primeira coisa é que a instituição tem que ter seus
processos muito bem definidos e sólidos. Nenhum sistema atende 100%
da sua expectativa.”
Para Raphael Castro, gerente
comercial da Wareline, no começo, “o grande desafio era integrar
setores separados”. Houve um estudo de aderência sobre os processos
para identificar as ferramentas necessárias e integrar os setores
da unidade – o que incluiu criar mecanismos de agendamento online,
entre outros recursos. O próximo passo é implantar um sistema de
certificação digital dos colaboradores.