Simulação mostra as diferenças de
preços entre os seguros de um mesmo carro para suas versões de 2004
a 2014. O preço do seguro de um mesmo carro pode variar até 138%
entre sua versão zero-quilômetro e usada.
Essa foi a diferença encontrada
para o seguro do Ford Focus: enquanto o seguro do modelo 2014 chega
a custar até 7.495 reais, na mesma seguradora o seguro para a
versão 2004 do carro é vendido por 3.152 reais.
A simulação, realizada pela
corretora de seguros online Bidu.com.br, mostrou as diferenças de
valores entre os seguros de carros novos e usados para o Ford Focus
e outros três modelos: Volkswagen Gol, Honda Civic e Hyundai
Tucson.
A corretora cotou os preços em
cinco seguradoras – mas preferiu não especificar quais são elas – e
em todos os casos o seguro da versão zero-quilômetro saiu mais caro
do que o das versões já rodadas.
No caso do Gol, por exemplo, a
diferença de preço entre o seguro da versão 2014 (R$ 6.174) e da
2004 (R$ 3.140) chegou a 97%.
Conforme explica Mauricio Antunes,
diretor de marketing da Bidu, o valor pago na contratação do
seguro, o chamado prêmio, é formado por diversas variáveis, como o
preço do carro, seu índice de roubos, o custo de reposição das
peças, etc.
Dentre elas, o custo do carro
seria a variável mais relevante para a formação do preço do seguro,
uma vez que em caso de roubo a seguradora deve reembolssar ao
cliente o valor de mercado do veículo. Por isso, quanto mais novo o
carro, mais caro é o seguro.
“O preço varia bastante de acordo
com o tempo de uso do carro porque o prêmio tem relação direta com
o valor do veículo e quanto mais recente, maior o preço do carro”,
diz o diretor de marketing da Bidu.
Por outro lado, ainda que o
veículo novo tenha um maior custo, pesa contra o seguro do veículo
usado seu maior custo de reparo. “Como as peças de carros usados
podem ser mais caras, algumas seguradoras nem fazem seguro para
carros mais antigos”, diz Antunes.
Segundo ele, pode ser difícil
encontrar seguradoras que ofereçam apólices para carros fabricados
em 2003 ou mais antigos.
As exceções podem ser os modelos
que não passaram por grandes repaginações. Nesses casos, se o
veículo precisar sofrer algum tipo de reparo não é difícil
encontrar peças no mercado já que as peças das versões mais
recentes podem ser utilizadas.
Já nos casos em que a versão
zero-quilômetro é muito diferente da usada, caso o veículo precise
passar por um reparo pode ser difícil encontrar uma peça antiga
para realizar a reposição, havendo inclusive necessidade de
importação do item, o que pode encarecer muito o
conserto.
Confira nas tabelas a seguir as
cotações realizadas para cada um dos carros e as diferenças de
preços para cada modelo. Alguns dados não foram preenchidos pois a
seguradora em questão não oferecia apólice para a versão
pesquisada.