No webinar “Balanço e perspectivas
para a defesa do consumidor” realizada nesta quarta-feira (30),
pela CNseg, foram debatidos os aprendizados advindos da pandemia,
as ações das seguradoras no período, as mudanças nos atendimentos
online aos consumidores e os desdobramentos dos Colóquios de
Proteção do Consumidor de Seguros. O evento com transmissão no
Youtube foi em celebração ao Dia Internacional do Consumidor (15 de
março) e ao Dia do Ouvidor (16 de março), mediado pela
Diretora-Executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro
Mendes.
A live ainda contou a participação
do vice-Presidente do Procons Brasil, Marcelo Nascimento, do
advogado e professor de Direito do Consumidor, Ricardo Morishita,
Cláudia Schenkel, a Procuradora do Município de Novo Hamburgo,
Kedina Rodrigues, Ouvidora da Caixa Seguradora, Claudia Wharton,
Ouvidora da MAPFRE, Beatriz Herranz, Diretora Executiva da
FenaPrevi, Silas Rivelle, Presidente da Comissão de Ouvidoria da
CNseg e Maria Carolina, Presidente da Comissão de Relações de
Consumo da CNseg.
De acordo com a Diretor-Executiva
da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, as duas datas são
importantes para a entidade, pois é celebrado o destinatário que é
o foco da atividade da Federação, o consumidor e o profissional
vocacionado a liderar a defesa do consumidor. “Hoje temos novos
desafios em prol da proteção do consumidor, o combate as
associações de proteção que maquiam sua atuação como se fossem
seguradoras, por estarem na margem da regulação da Susep e da
própria lei, leva um grande risco aos consumidores”.
Segundo o presidente do Procon
Brasil, Marcelo Nascimento, para celebrar as datas estão sendo
realizadas diversas atividades nos Procons do Brasil, como ações
orientadoras, ações junto ao comércio local, ações de fiscalização
e interação com outros órgãos. Já em relação à pandemia, foram
lançados novos desafios para proteger o consumidor e deixá-lo
alerta. “Com surgimento da covid-19, veio o chamada ‘vulnerável
eletrônico’, que surgiu com a aceleração do processo de
transformação digital e principalmente na relação de consumo, onde
as pessoas passaram a consumir mais pela internet, negociar no
comércio eletrônico e o grande desafio para o consumidor, é fazer
com que ele se torne capacitado nesse novo segmento”.
O professor Ricardo Morishita
explicou durante a live que a pandemia causou diversos impactos nas
vida das pessoas, possibilitando uma nova maneira de interação dos
seres humanos. A procuradora do Município de Novo Hamburgo, Cláudia
Schenkel, pontuou na transmissão que, agregando ao novo cenário, o
Procon da cidade, teve muitos consumidores que tiveram a sua renda
modificada, seja pela falta de emprego, novas formas de rendas ou
demissão. “Para ajudar este público, criamos a campanha ‘é no
acordo que sairemos mais forte’ com a finalidade de incentivar o
diálogo e solidariedade para ajudar as pessoas a superarem a
crise”.
Já de acordo com a Ouvidora da
MAPFRE, Claudia Wharton, a entidade teve muito cuidado durante esta
pandemia, tendo o central de atendimento como principal meio para
atender o público e esclarecer dúvidas na ouvidoria. “Precisamos
atender esses consumidores de uma forma mais humana, principalmente
sobre se seria coberto a covid-19. Neste período, houve muita
contratação de seguro saúde e seguro residencial”.
Beatriz Herranz, Diretora Executiva
da FenaPrevi, relatou que a pandemia mostrou que toda confiança do
público depositada nos produtos da empresa e afirmou que o mercado
da entidade honrou a sua missão, ajudando os consumidores de
diversas formas. “Nós abrimos mão de cláusulas contratuais no
seguro de vida, que excluíam o pagamento desse tipo de cobertura e
pagamos indenizações relacionadas a covid-19”. Conforme Kedina
Rodrigues, Ouvidora da Caixa Seguradora afirmou que durante a
pandemia, a entidade teve grande inovações no setor, aproveitando o
momento para inovar e para ajudar os consumidores.
Silas Rivelle, Presidente da
Comissão de Ouvidoria da CNseg, contou que a implantação dos
colóquios aconteceu em diversas regiões do país, sendo uma
experiencia sem igual, já que antes os relacionamentos eram mais
formais, muitos pautados nas questões legais e que quando se
começou a aproximação, passou a se ter uma relação de confiança com
os representantes. “Procurávamos mostrar aos órgãos de defesa do
consumidor a real intenção de ver e conhecer as dores dos nossos
consumidores, para que os nossos processos de atendimento possam
ter a satisfação dos nossos clientes com os nossos
serviços.
Para finalizar, Maria Carolina,
Presidente da Comissão de Relações de Consumo da CNseg relatou que
o último colóquio, foi fruto de tudo que vem sendo construído,
tendo um engajamento muito grande de todo time. “Na entidade com a
ajuda de todos, fizemos uma oficina com a participação de colegas
do mercado e em breve para o próximo encontro, temos um roteiro de
boas noticias”.