A Allianz foi destaque na premiação
do Oscar 2022. A seguradora de riscos corporativos do Grupo Allianz
cobriu cinco das 10 indicações na categoria “Melhor Filme”. E, no
total, foram 31 indicações de filmes segurados pela companhia que
vem segurando produções cinematográficas há 100 anos – incluindo
todos os filmes de James Bond, como “Sem Tempo para Morrer”,
indicado em três categorias neste ano. Além disso, as novas
tecnologias e o streaming mudam a expertise de subscrição para
cobrir a complexidade das produções.
Michael Furtschegger, diretor
Global de Entretenimento da Allianz Global Corporate &
Specialty (AGCS), diz: “A conexão da AGCS com a indústria
cinematográfica remonta ao século XIX e aos filmes de Charlie
Chaplin. Desde então, temos trabalhado com cineastas para nos
adaptarmos às mudanças do segmento. Efeitos visuais, acrobacias
mais elaboradas, locações mais expostas são agora uma parte
importante da experiência cinematográfica e exigem alto nível
expertise de subscrição e avaliação de risco, que a AGCS, como
líder de mercado, oferece aos clientes.”
Mas a AGCS, que tem cerca de 5% de
sua receita global de prêmios de 9,5 bilhões de euros (2021)
advindas de soluções de entretenimento, se vê como mais do que
apenas a seguradora escolhida para os filmes blockbuster. “Também
seguramos milhares de filmes artísticos e independentes, programas
de televisão e documentários, assim como comerciais, fotografia e
pós-produção”, explica Furtschegger.
Enquanto a cerimônia dos Oscars do
ano passado ocorreu em uma escala muito menor e mais íntima devido
à pandemia de Covid-19, este ano a Academia retornou aos holofotes
no Dolby Theatre.
Em 2021, as receitas das
bilheterias mundiais foram de US$ 21,4 bilhões. Isso representa um
aumento de 78% em relação a 2020, mas ainda menos da metade da
média de US$ 41,3 bilhões nos três anos pré-pandêmicos de 2017 a
2019, e não se espera que a indústria volte aos níveis pré-Covid
até 2023, na melhor das hipóteses.
Outra consequência da pandemia foi
que cinemas de todo o mundo fecharam. Nesse cenário, as novas
tecnologias e o crescimento dos serviços de streaming ajudaram a
mudar a maneira como o público assiste aos filmes.
Isso ficou refletido na premiação
deste ano que teve cinco dos 10 filmes indicados para Melhor Filme
do formato streaming-only ou híbridos (para streaming e lançamento
em salas de cinema no mesmo dia). Apenas cinco produções foram
lançamentos apenas para os cinemas.
“Em grande parte devido ao
surgimento de portais de streaming, as produções cinematográficas
se multiplicaram, o que implica grandes oportunidades de
crescimento para as seguradoras de entretenimento”, diz Michael
Furtschegger.
Dependendo do gênero de um filme,
de seu orçamento segurado, das franquias e de outros fatores de
risco, os prêmios de seguro para a produção de um filme podem
variar de 0,7% a 1,5% do orçamento total. Com base em estimativas
da indústria, o maior mercado de seguros de filmes é Hollywood com
aproximadamente US$ 400-500 milhões de prêmios de seguro anuais,
seguido por produções do Reino Unido com aproximadamente US$ 60-70
milhões. A China está crescendo a $45 milhões, assim como a França
e a Alemanha, cada uma com cerca de $25-30 milhões de prêmios
totais de mercado.