Turistas de todo o País têm
procurado viagens que propaguem segurança. Cada vez mais, pessoas
de todas as idades demandam questões sobre seguro viagem: o que
cobre, como acionar, qual melhor produto para determinado destino
e, principalmente, se o produto comercializado contempla a
cobertura de covid. Traremos aqui algumas dicas para você,
profissional do Turismo.
Cobertura para covid – a cobertura para casos de
covid está disponível no seguro viagem, mesmo se tratando de uma
pandemia. Assim como no seguro de vida, algumas seguradoras
definiram absorver o risco para os casos de despesas médicas e
hospitalares (em sua maioria) e repatriações (quando contratado à
parte).
São oferecidas coberturas com limites de US$ 5 mil a US$ 50 mil.
Alguns fornecedores incluem a cobertura como benefício do produto,
sem cobrar nada a mais por isso. Outros facultam ao cliente a
contratação como opcional. Em ambos os casos, o aconselhado é a
contratação do seguro viagem e a observação sobre as restrições do
país de destino: se é exigida cobertura mínima para covid e se será
necessária a apresentação do certificado de vacinação e teste PCR.
Essas exigências devem ser verificadas pelo menos com 72 horas
antes do embarque.
Viagens para passageiros Melhor Idade – Há alguns
anos e cada vez mais, pessoas acima de 70 anos estão contratando
viagens internacionais, sejam elas em grupo ou individuais. Esses
passageiros se preocupam muito com a qualidade da viagem,
normalmente utilizando roteiros mais longos. São passageiros mais
detalhistas. Para esse público, as empresas de seguro viagem
oferecem cobertura para até 99 anos.
A oferta de produtos e serviços em relação ao seguro altera após os
60 anos e normalmente a alteração se dá na tarifa e na restrição de
coberturas a serem oferecidas.
Passageiros acima de 85 anos são aceitos na cobertura de Despesas
Médicas, Hospitalares e Odontológicas limitada a US$ 30 mil, em
alguns casos a cobertura de covid está inclusa e limitada a US$ 10
mil.
Central de Atendimento – Muitos passageiros têm
dúvidas sobre o atendimento no Exterior, e é comum os agentes de
viagens ouvirem alguns questionamentos, como: “Serei atendido no
idioma local?”, “Não falo bem inglês, como vou me comunicar com o
médico?”, “Posso pedir um médico no meu hotel?”, “O seguro viagem
contempla o serviço de telemedicina?”, “Terei médico disponível em
qualquer lugar do mundo?”, “O produto contratado é por
evento?”.
Em sua grande maioria, as empresas de seguro viagem que possuem
matriz no Brasil, oferecem aos passageiros o atendimento em
português, o que ajuda muito na hora de explicar algum problema
relacionado à saúde. Além disso, o atendimento pode ser feito via
mensagem por WhatsApp (usado por mais de 70% dos chamados), gerando
praticidade e agilidade.
Algumas empresas disponibilizam o contato direto com sua central na
hora da consulta médica, caso o médico não fale português, o que
ajuda na tradução e no entendimento das prescrições.
Dependendo do destino e do problema mencionado no atendimento em
relação à saúde, pode ser enviado um médico para o hotel ou mesmo
residência. O que demanda agendamento, haja vista que pode levar
algum tempo, dependendo do horário e localização.
Para casos mais graves ou dependendo dos sintomas, será indicado
uma clínica ou mesmo hospital. É imprescindível a ligação para a
central de atendimento do seguro viagem contratado, ela direcionará
o passageiro e dará o auxílio necessário. Algumas condições gerais
facultam a possibilidade por livre escolha de médicos e hospitais.
Caso o passageiro se dirija diretamente, será tratado por análise
de reembolso, onde o passageiro deverá pagar pelo atendimento.
Em alguns lugares, dependendo do país/ cidade, não existe clínica
ou hospital credenciado (o que é exceção). Nesses casos, será
oferecido atendimento por reembolso ou mesmo o serviço de
telemedicina, o que é cada vez mais aceito e utilizado em
viagens.
É importante observar também na hora da contratação do seguro
viagem se as coberturas são por evento ou se é somente aquele
limite para todos os eventos ocorridos na viagem. Este
detalhe tem um impacto muito maior quando se trata de viagem de
longa duração: quando, por exemplo, o passageiro contrata US$ 60
mil por um período de um ano e, no primeiro sinistro, logo no
início da viagem, é necessária uma internação e o custo total fica
em US$ 57 mil. Com isso, o passageiro terá somente US$ 3 mil para
utilizar em qualquer outro problema até o final da sua viagem. O
ideal é sempre oferecer um produto que garanta coberturas por
evento, mesmo nas viagens de curta duração.
De acordo com pesquisas recentes, 88% dos passageiros afirmaram que
é preciso que se sintam seguros ao viajar em meio à pandemia, isso
significa que a exigência e a procura por um seguro viagem que se
adeque às necessidades dos passageiros está cada vez mais
indispensável.
Seguem abaixo alguns casos de atendimentos no Exterior para
exemplificar o quanto é importante um produto adequado ao perfil e
idade do passageiro:
Caso nos Estados Unidos em que o passageiro foi ao hospital e
recebeu alta no mesmo dia:
Idade: 72 anos
Local: Los Angeles Sintomas:
dor no peito e cansaço
Diagnóstico: estenose grave,
realizou angioplastia com colocação de stent
Total do
Atendimento: US$ 201.742,09
Plano Contratado: Multiviagens com
US$ 60 mil de cobertura médica
Valor pago pelo Seguro: US$ 60 mil
(limite da cobertura contratada)
Valor pago pelo passageiro: US$
141.742,09/R$ 760.871,54 (câmbio R$ 5,36)
CUSTOS ENVOLVIDOS: Implantes: US$
33.498,00 Emergência: US$ 14.062,00 Cateterismo: US$
102.437,35 Medicação: US$ 6.013,64 Recuperação: US$
11.653,56 Exames: US$ 34.077,54
Caso de atendimento em Punta Cana, República
Dominicana:
Idade: 43 anos Local: Punta
Cana
Sintomas: Dor no quadril, febre,
calafrios e mal-estar
Diagnóstico: Covid-19
Total do Atendimento: US$
13.312,07
Cobertura contratada: US$ 10 mil
(Covid)
Valor pago pelo Seguro: US$ 10 mil
(específico para covid)
Valor pago mais pelo passageiro:
US$ 3.312,07/R$ 16.655,40 (câmbio R$ 5,02)
CUSTOS ENVOLVIDOS: Atendimento na emergência e
internação de 5 dias – US$ 13.312.07
Mais que oferecer sua experiência na hora da venda, o profissional
de Turismo colabora para deixar o viajante mais seguro,
principalmente em relação à covid-19, e aos possíveis custos com
atendimentos médicos e/ou hospitalares em viagens, sendo ela
nacional ou internacional”