A Revista Apólice, em
comemoração aos 25 anos de história, está promovendo o evento
online “Diálogos Apólice”, com vários convidados do setor. Nesta
terça-feira (1), os convidados foram Lyssia Chieppe,
Superintendente Comercial da Autoglass; Reinaldo Hagge, Diretor
Comercial da Dekra Brasil; e Nicolas Galvão, CEO do Grupo
Delta.
A editora da Revista, Kelly
Lubiato, iniciou o bate-papo perguntando aos especialistas de
serviços voltados para o Seguro de Automóveis sobre a adaptação das
empresas na pandemia. Lyssia foi primeira a responder e revelou
quais foram as medidas da Autoglass neste período. “Precisamos
executar o nosso plano de contingência, já tínhamos parte dos
colaboradores trabalhando em home office. Alguns municípios, por
causa de decretos municipais, precisaram fechar as lojas Autoglass
durante um tempo. Nos adaptamos bem, agora, já temos parte dos
colaboradores voltando ao escritório e cumprindo as medidas de
segurança”, pontuou.
Nicolas, do Grupo Delta,
revelou que a equipe, aos poucos, também está voltando a trabalhar
na matriz. “No início, nós acompanhamos os primeiros casos na
Europa, nenhuma empresa aqui no Brasil mediu qual seria o impacto.
Então, vimos a onda chegar, e precisamos nos adaptar, e tomar as
medidas necessárias no decorrer da pandemia. Mudamos de sede ano
passado e nessa mudança de sede, ja tínhamos feito toda a
preparação de infraestrutura do grupo, pra funcionar 100% remoto.
Já tínhamos todos os colaboradores trabalhando em home office. Esse
ano, quando precisamos fazer a mudança, foi mais fácil. Foi um
período bem complicado. Hoje, ja temos cerca de 60% da equipe
trabalhando na matriz com todas as medidas de segurança
necessárias, e ainda isolando o grupo de risco”,
revelou.
Já Hagge, da Dekra Brasil,
contou que 25% a 30% dos funcionários voltaram ao trabalho
presencial, após um período em home office. “Hoje, já temos 25% a
30% quadro de funcionários trabalhando e cumprindo todos os
protocolos. Vamos ver como o mercado vai reagir até o final do ano,
para saber o real impacto da economia”, acrescentou.
Durante o diálogo, os
especialistas também revelaram como manter a qualidade dos serviços
na pandemia, como é feita a elaboração de novos produtos, e a
importância dos Corretores de Seguros nesta retomada. “Nós somos
uma empresa que é muito próxima das Seguradoras e dos Corretores.
Existem duas formas de surgir uma ideia de produto novo, a primeira
delas, é uma necessidade da seguradora. A seguradora entra em
contato conosco, e dá uma ideia. Ou, na nossa própria operação,
identificamos uma oportunidade, e leva a oportunidade para a
seguradora e desenvolve o produto. Não existe inovação trabalhando
sozinho. Nós trabalhamos muito em parceira com os Corretores.
Ouvimos as necessidades que eles têm, no dia a dia, o que eles
sentem falta no mercado atualmente. Até mesmo na melhoria de
produtos ja lançados, que os Corretores apontaram algum ponto para
melhorar”, revelou Lyssia.
A superintendente da
Autoglass também destacou a importância da capacitação dos
Corretores, deles conhecerem os produtos de assistência. “O
Corretor de Seguros é o principal ponto de contato entre o cliente
e a operadora. Se eu não tenho um Corretor capacitado, que sabe o
produto que ele vende, é muito difícil atingir a satisfação do
cliente. O Corretor que sabe o que ele vende, vai vender o produto
certo com o perfil de cada segurado. É muito importante que o
Corretor conheça os produtos, entendam os serviços às seguradoras.
Nessa hora o Corretor faz toda a diferença”, afirmou.