Objetivo é estimular a adoção
das melhores práticas por parte das operadoras e aumentar a
confiança do consumidor
A Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) divulga o novo Programa de Acreditação de
Operadoras. Trata-se de uma certificação de boas práticas para
gestão organizacional e gestão em saúde, cujo objetivo é a
qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de
saúde, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário. A
adesão ao Programa é voluntária e a certificação é conferida por
Entidades Acreditadoras, reconhecidas pelo Inmetro, às operadoras
que cumprirem os critérios estabelecidos na Resolução
Normativa - RN nº 452, de 09 de março de 2020, publicada nesta
quarta-feira, 25, no Diário Oficial da União.
O novo Programa foi baseado na
literatura científica e em experiências nacionais e internacionais
na área de acreditação, busca reduzir a assimetria de informação e
induzir a adoção das melhores práticas por parte das operadoras,
aumentando a confiança dos clientes. Uma das principais
modificações é o manual que estabelece para o auditor a
interpretação de todos os itens exigidos para a certificação, bem
como as diferentes formas de obtenção de evidências. Antes, as
Entidades Acreditadoras utilizavam seus próprios manuais,
estabelecendo diferentes interpretações para avaliação das
operadoras.
“A disponibilização do manual
possibilita homogeneidade de avaliação entre as Entidades
Acreditadoras. Também fizemos a revisão e inclusão de novos
pré-requisitos, conferindo maior sinergia com todos os programas de
monitoramento de operadoras instituídos na ANS. Este aprimoramento
do Programa é de suma importância visto que a acreditação garante
um diferencial para concorrência no mercado e evidencia competência
técnica, aumentando a confiança do consumidor no momento de escolha
da operadora”, afirma o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS,
Rodrigo Aguiar.
O novo Programa de Acreditação de
Operadoras traz como novidade alguns incentivos regulatórios, como
bonificação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS,
correspondente ao nível de acreditação atingido, e redução pelas
operadoras das garantias financeiras (redução da margem de
solvência até 2022 e redução dos fatores de capital regulatório a
partir de janeiro de 2023). Além disso, as operadoras certificadas
no Programa de Boas Práticas de Atenção Primária à Saúde receberão
pontuação automática nos itens correspondentes. Outro item de
destaque no novo Programa é que as operadoras exclusivamente
odontológicas agora também poderão receber o selo de qualidade.
A reformulação do Programa teve
início em 2016, contando com ampla participação do setor e da
sociedade. A proposta foi submetida à Consulta Pública de setembro
a outubro de 2018, reunindo um total de 706 contribuições. Desde
2011, quando foi implantado pela ANS através da Resolução Normativa
- RN nº 277, o Programa de Acreditação tem contribuído para que as
operadoras conheçam melhor seu negócio, identifiquem e solucionem
problemas de gestão e de assistência ao beneficiário.
É importante destacar que a RN nº
277 foi revogada, porém, as certidões de acreditação já emitidas
serão válidas até o término do prazo da certificação concedida pela
Entidade Acreditadora. Como toda mudança requer um período de
adaptação, o novo Programa de Acreditação de Operadoras prevê um
período de transição. Assim, durante o prazo de 180 dias corridos,
as operadoras ainda poderão optar pela acreditação nos termos da RN
nº 277 e, neste caso, a certidão será válida por no máximo 18 meses
a partir desta quarta-feira, 25, data de publicação da RN nº 452,
nova normativa do Programa de Acreditação de Operadoras.
Para se submeter à acreditação, as
operadoras deverão estar regulares nos programas de monitoramento
econômico-financeiro, técnico-assistencial e de fiscalização da
ANS, e ter nota no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS
igual ou maior a 0,6. As operadoras poderão ser acreditadas em três
níveis, a depender do desempenho obtido.
O novo Programa envolve quatro dimensões: Gestão Organizacional,
Gestão da Rede Prestadora, Gestão em Saúde e Experiência do
Beneficiário, abrangendo 21 requisitos e 168 itens de verificação.
Essas dimensões abarcam todo o escopo de uma operadora. Destaca-se
a criação da dimensão Gestão Organizacional, que estimula a adesão
das operadoras às boas práticas na área de gestão, o que pode levar
a maior sustentabilidade e à melhoria da qualidade na prestação de
serviços ao beneficiário.
Atualmente, o setor conta com 64
operadoras médico-hospitalares acreditadas, o equivalente a 28% dos
beneficiários, o que demonstra um grande potencial de ampliação do
programa para a qualificação do setor.
Saiba mais aqui sobre Acreditação de Operadoras e veja a
lista de operadoras acreditadas.