Negociar é uma fase importante do
processo de vendas, mas não é a única. Talvez
não seja nem a mais importante, mas é aquela onde o vendedor
deposita uma grande esperança de fechar o negócio. Esta é a
primeira dica que dou ao profissional de vendas. Negociação não é a
mesma coisa que um ciclo de vendas. O ciclo de vendas é o tempo
decorrido entre a identificação de uma oportunidade, sua condução
até a conclusão, seja com sucesso ou não. Negociação é uma das
etapas da condução desta oportunidade. Você não passa todo o ciclo
de vendas negociando.
Existem vários tipos de venda. Eles
variam conforme a natureza e uso do produto, comportamento de
compra do cliente, intensidade da concorrência entre outros
fatores. Uma das características do tipo de venda é a duração do
ciclo de vendas. Podem ser minutos, no caso de uma venda a
consumidor no varejo, até meses quando falamos de um negócio entre
empresas para o fornecimento de equipamentos, por exemplo.
Independentemente da duração do
ciclo ou do tipo da venda, o cliente passa por três fases em seu
processo de compra: reconhecer a necessidade, avaliar alternativas
e negociar. A segunda dica para o vendedor é responder de forma
assertiva a cada uma dessas fases. Para o cliente, reconhecer a
necessidade é um processo interno no qual ele procura reconhecer no
mercado algum produto ou serviço que lhe interessa. Seja para
atender a uma necessidade ou resolver um problema. Enquanto o
comprador reconhece a sua necessidade, o vendedor precisa
investigar, entender as questões do cliente e começar a trabalhar
que tipo de solução poderá atender ao ciente.
Cuidado. Não ofereça nada e muito
menos saia propondo preços. Tenha paciência. Escute atentamente,
compreenda e monte sua estratégia.
A partir daí o cliente passará a
avaliar você. Neste ponto, demonstre que sua oferta atende a
necessidade ou resolve o problema dele. É assim que irá provar a
ele que você é um candidato forte a atende-lo. Ainda nesta etapa,
tenha paciência, resista aos impulsos de forçar a barra com um
desconto ou uma oferta. Você ainda está em uma fase de
convencimento. Aqui vai a terceira dica. Em algum momento, nesta
fase de convencimento, você precisará reconhecer o momento em que o
cliente abrirá espaço para aí sim negociar o fechamento do negócio.
Às vezes ele precisará de algum estímulo, pergunte, por exemplo:
então, o que falta para fecharmos o negócio?
Enquanto não se sente confortável o
cliente não fechará o negócio. Enquanto algo o estiver incomodando,
seja uma dúvida, seja uma característica do produto que estiver em
sua cabeça, ele ainda se sentirá inseguro. São as chamadas
objeções. A quarta dica: jamais despreze as objeções. Somente
quando você conseguir quebrá-las é que o negócio poderá ser
fechado. Use as objeções a seu favor. Elas são um bom indício de
que o cliente se interessa por seu produto ou serviço.
A última dica aqui é preventiva. Se
o cliente não estiver totalmente convencido, cuidado. Muitos
vendedores “empurram” o fechamento com um desconto ou uma “oferta
irrecusável”. Algumas vezes com sucesso, outras sem. Mas sempre
correndo o risco de se ter um cliente insatisfeito logo depois.
Clientes insatisfeitos podem causar muito mais prejuízos que vendas
não realizadas.
Enio Klein é gerente
geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor de
vendas e marketing da BSP - Business School São
Paulo.